Avicultura em São Paulo em um qüinqüênio: ovos, 15% a mais; carne de frango, 11% a menos

Avicultura

Avicultura em São Paulo em um qüinqüênio: ovos, 15% a mais; carne de frango, 11% a menos

IEA da Secretaria da Agricultura do Estado de São Paulo apontam que em 2018 a avicultura de postura paulista produziu pouco mais de 1,220 bilhão de dúzias de ovos
Por:
53 acessos

Dados preliminares do Instituto de Economia Agrícola (IEA) da Secretaria da Agricultura do Estado de São Paulo apontam que em 2018 a avicultura de postura paulista produziu pouco mais de 1,220 bilhão de dúzias de ovos,volume quase 9% superior ao registrado no ano anterior.

Nos últimos seis anos o setor registrou apenas um retrocesso – em 2014, ocasião em que a produção anual caiu perto de 10% em relação ao ano anterior. Porém, a partir daí o crescimento foi contínuo. Comparativamente a cinco anos antes o volume produzido aumentou mais de 15%, desempenho que corresponde a um incremento médio em torno de 3% ao ano. 

Já a carne de frango paulista vem percorrendo um caminho que, senão totalmente, vem apresentando características inversas. O pico de produção do setor ocorreu em 2015, no ano seguinte observando-se retração próxima de 8%. Em 2017 houve breve reação, mas insuficiente para cobrir a perda anterior. O tombo maior, porém, ocorreu em 2018, ano em que o volume produzido recuou pouco mais de 11%.

No qüinqüênio, o volume produzido caiu 11,5%, índice que configura retração média próxima de 2,5% ao ano. Porém, comparativamente ao pico de 2015, o refluxo não ficou muito distante dos 16%.


Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink