CI

TOMATE/CEPEA: contaminação de mudas afeta produção de sumaré

Mudas de tomate transplantadas na região de Sumaré (SP) vêm apresentando problemas no enraizamento


As mudas de tomate transplantadas na região de Sumaré (SP) vêm apresentando problemas no enraizamento, devido à infestação de cancro bacteriano em um dos viveiros que produz as mudas locais. Segundo agentes consultados pelo Hortifruti/Cepea, no momento do transplantio, as mudas não apresentavam sintomas; somente após 20 dias é que foi possível observar a contaminação. Contudo, acreditava-se que com um bom manejo, seria possível recuperar as plantas, o que não aconteceu.

De acordo com colaboradores do Hortifruti/Cepea, a infestação afetou pelo menos metade das plantas cultivadas na região nesta primeira parte da safra de inverno, o que corresponde a aproximadamente 1,5 milhão de mudas. Nessas lavouras, a produtividade não deve superar 150 caixas por mil pés, o que aumentou expressivamente os custos unitários, resultando em prejuízo, apesar dos elevados patamares de preços no período. Muitos produtores devem encerrar a safra neste mês e iniciar o semeio em junho, para que os transplantios ocorram até julho. A razão da contaminação das mudas ainda é desconhecida.
 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.