CI

VIII Simpósio Tecnologia de Produção de Cana-de-Açúcar

Evento acontece entre os dias 12 a 14 de julho


Com o tema “A importância do setor sucroenergético na economia brasileira” se iniciará a oitava edição do Simpósio Tecnologia de Produção de Cana-de-Açúcar, iniciativa do Grupo de Apoio à Pesquisa e Extensão (GAPE), vinculado ao Departamento de Ciência do Solo da Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (ESALQ/USP), programado para os dias 12 a 14 de julho de 2017, em Piracicaba (SP).

O evento, que surgiu em 2003, vem inserido em cenário positivo para o setor sucroenergético nacional, uma vez que o Brasil é o maior produtor mundial de cana-de-açúcar, destacando-se como responsável por mais da metade do açúcar comercializado no mercado internacional além de também possuir o título de segundo maior produtor mundial de etanol. 

Atualmente, a cogeração de energia tem crescido de forma expressiva, além da perspectiva de produção em larga escala de etanol de segunda geração. Isto demonstra a importância da cana-de-açúcar para o setor agrícola brasileiro e, para manter a competitividade da atividade, especialmente em anos de crise, é imprescindível aumentar a produtividade e diminuir os custos de produção. O manejo eficiente da fertilidade do solo e adubação da cultura, assim como dos demais fatores de produção é uma estratégia interessante para manutenção de canaviais produtivos.

Buscando reunir profissionais, estudantes e pesquisadores do setor sucroenergético para discussão das tecnologias que envolvem a produção da cana-de-açúcar, de modo a promover a evolução do setor a partir da difusão de informações e tecnologias, bem como gerar necessidades de pesquisas sobre o assunto, o simpósio alcança mais uma edição sob a coordenação dos Professores Doutores Godofredo Cesar Vitti, Pedro Henrique de Cerqueira Luz e Rafael Otto. 

Ocorrendo a cada dois anos, o evento que conta com 700 vagas, possui programação diferenciada, totalmente voltada à área técnica e especialmente idealizada pelos professores envolvidos na organização do evento, os quais são importantes figuras do setor sucroenergético. A programação é extensa e inclui paineis sobre Cenário econômico, Fertilidade do solo e adubação, Manejo do solo e do canavial, Inovações tecnológicas e Experiências no setor.

As inscrições para o VIII Simpósio Tecnologia de Produção de Cana-de-Açúcar podem ser realizadas através do site www.simposiocana.com. Maiores informações poderão ser obtidas pela página ou ainda pelo e-mail [email protected] e (19) 3417-2138.
 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.