CI

Banana nanica se desvaloriza em SP

Além do aumento da oferta, a demanda pela variedade, principalmente a institucional, segue limitada


Foto: Divulgação

O preço da banana nanica tem recuado nas regiões produtoras neste mês, devido, principalmente, à intensificação da colheita no Vale do Ribeira (SP). Além do aumento da oferta, a demanda pela variedade, principalmente a institucional, segue limitada, refletindo as medidas restritivas de funcionamento impostas a diversos estabelecimentos para contenção da covid-19.

De acordo com boletim informativo do Cepea, na média parcial de abril (até o dia 23), o preço da nanica de primeira qualidade comercializada no Vale é de R$ 1,05/kg, 34% menor que o do mesmo período de março e 16% inferior à média parcial de abril de 2020. Segundo colaboradores do Hortifruti/Cepea, esse cenário tem preocupado produtores, visto que, apesar do aumento da oferta na região paulista, a produção seguiu controlada no Norte de Santa Catarina, onde os bananais ainda estão se recuperando das intempéries climáticas do ano passado, sobretudo do ciclone bomba. Além disso, os custos de produção subiram, impulsionados principalmente pelas valorizações de fertilizantes, óleo mineral e defensivos agrícolas.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.