CI

FPT industrial mostra gerador movido a Biometano e novos motores que reduzem emissões ao meio ambiente

FPT Industrial apresenta geradores para abastecimento com Biometano, Gás Natural Comprimido e Gás Liquefeito de Petróleo


A FPT Industrial, marca de motores, eixos, transmissões e geradores de energia da CNH Industrial, participa da Agrishow pelo segundo ano consecutivo com estande próprio, apresentando uma completa gama de aplicações e serviços para o agronegócio. Um ano depois de lançar na feira de Ribeirão Preto (SP) sua nova linha nacional de geradores de energia, de 30 kVA a 700 kVA de potência, para as mais diversas aplicações, a marca mostra o gerador movido a Biometano e Gás. A tecnologia simboliza a transformação energética no campo e reforça o compromisso da FPT Industrial com a preservação do meio ambiente e a utilização de combustíveis alternativos.

A empresa tem longo histórico de desenvolvimento de motores movidos a gás, totalizando mais de 40 mil unidades comercializadas, com uma gama que varia de 3.0 a 12.9 litros de cilindrada e potências de 100 a 338 kW (460cv), em diversas aplicações. No segmento de geração de energia, a FPT Industrial tem ampla experiência, com mais de 400 mil unidades à diesel comercializadas em todo o mundo desde 1989.

Na Agrishow, a marca apresenta a versatilidade dos seus produtos. Pela primeira vez o público tem a chance de sentir a emoção de pilotar uma lancha de alto desempenho em um simulador marítimo, que reproduz o percurso do recorde de velocidade mundial na água, alcançado com o motor FPT Cursor 16 no Lago Como, na Itália.

Além do estande próprio, onde também é exposto o motor N67 na configuração off-road para máquinas agrícolas, a FPT Industrial está presente na feira, de 29 de abril a 3 de maio, em sinergia com a Case IH e a New Holland Agriculture, marcas que também pertencem à CNH Industrial, um dos maiores grupos de bens de capital do mundo, e a Fiat, marca da FCA.

O novo motor FPT S8000 com a certificação MAR-I/TIER 3 para tratores com potência de até 75 kW (101 cv) é apresentado no estande da New Holland Agriculture. O lançamento equipa os tratores TT55, TL5.80 e TL5.100 da marca, além dos tratores Case IH Farmall 80, Farmall 90 e Farmall 100. No estande da Case IH é exposto o motor FPT Cursor 9, que equipa os tratores Magnum da marca, e New Holland Agriculture T8. O motor FPT F1A do novo Ducato está presente no estande da Fiat.

Um a cada quatro tratores vendidos no Brasil é movido por motores da FPT, o que demonstra a força da FPT Industrial, preparada para atender os diversos requisitos do agronegócio. Tudo com o suporte da Rede de Distribuidores Masters, presente em todo o Brasil na reposição de peças genuínas, serviços especializados e assistência técnica de qualidade.

“Os planos da FPT Industrial para 2019 são de expansão das vendas, ampliação dos negócios em todos os segmentos e maior presença por meio da nova rede de distribuidores. A FPT Industrial produz seus motores no Brasil e na Argentina e está preparada para atender os diversos requisitos dos mercados latino americanos”, afirma o presidente da FPT Industrial América do Sul, Marco Rangel.

Geradores de energia de energia movido a biometano e gás

Não é novidade que a FPT Industrial já disponibiliza geradores à diesel de 30 kVA a 700 kVA, produzidos no Brasil, nas versões cabinada e aberta. Esse lançamento foi anunciado na Agrishow de 2018 e, de lá para cá, além do amplo portfólio e da Rede de Distribuidores que cobre mais de 85% do território nacional, a marca oferece a possibilidade de compra de geradores por meio da modalidade Consórcio.

A novidade da FPT Industrial para a Agrishow 2019 é o inédito gerador de energia movido a gás, tecnologia que pode ser abastecida com Biometano, Gás Natural Comprimido (CNG) e Gás Liquefeito de Petróleo (GLP), em sistemas de baixa e alta pressão. A tecnologia simboliza a transformação energética em operações como fazendas e aterros sanitários, possibilitando independência ao produtor rural.

Equipado com o motor FPT NEF6, o gerador movido a Biometano e Gás se difere dos geradores movidos a diesel pelo sistema de injeção, que utiliza a tecnologia estequiométrica multiponto, otimizando a combustão e permitindo um menor consumo de combustível associado a uma performance estável e otimizada para a geração de energia. Entre as principais vantagens destacamos a possibilidade de operação com o Biometano, uma fonte renovável de combustível que possibilitará um menor custo de operação, além disto é um equipamento mais silencioso e com menos emissões, comparado aos geradores tradicionais movidos a diesel.

O Biometano é produzido a partir Biogás de resíduos (Biodigestão) para a produção de eletricidade na operação do agricultor, além de poder se tornar uma fonte elétrica extra para abastecer as comunidades locais com baixo custo.

“A geração de energia a gás tornou-se uma opção extremamente vantajosa para produtores que investem alto em tecnologias sustentáveis para aumentar a produtividade e reduzir os custos de operação”, afirma o especialista de Marketing Produto da FPT Industrial, André Faria.

FPT S8000 MAR-I/TIER 3
O novo motor FPT S8000 traz a certificação MAR-I/Tier 3 de emissões para tratores com potência igual ou superior a 19 kW (25 cv) até 75 kW (101 cv), em vigor a partir de 2019, entregando alto torque em baixas rotações e baixo nível de ruído, além de menor consumo, manutenção simples e econômica. Em relação à versão anterior, o novo motor emite até 60% menos poluentes.

Apresentado durante a Agrishow 2019 no estande da New Holland Agriculture, o FPT S8000 equipa o novo trator TT55, na configuração 2,9 litros turboalimentado, além dos novos TL5.80 e TL5.100, na configuração 3,9 litros turboalimentado. Na linha Case IH, o motor da FPT Industrial está presente nos novos Farmall 80 (configuração 2,9 litros turboalimentado), Farmall 90 e Farmall 100 (configuração 3,9 litros turboalimentado).

“O FPT S8000 se destaca pelo desempenho e simplicidade. Com turbocompressor de alta eficiência e bomba mecânica de injeção de combustível, proporciona alta densidade de potência para as condições mais severas do campo. A fácil manutenção torna a operação do agricultor ainda mais eficiente”, afirma André Faria.

Desde 2015 a FPT Industrial realiza investimentos significativos no desenvolvimento da tecnologia e preparação das unidades para a produção dos motores MAR-I/Tier 3. A otimização e melhorias dos processos levaram as fábricas de Sete Lagoas (MG) e Córdoba, na Argentina, a obter, em 2016 e 2018, as certificações do World Class Manufacturing (WCM), sistema da CNH Industrial estruturado na melhoria contínua, projetado para eliminar desperdícios e perdas do processo de produção.

FPT Cursor 9

De 8,7 litros e seis cilindros, o FPT Cursor 9 foi projetado para entregar o máximo de potência e eficiência com baixo consumo de combustível. O motor equipa os tratores Magnum, da Case IH, e T8, da New Holland Agriculture. A potência para essa aplicação varia de 250 cv a 385 cv, de acordo com a versão.

Desde o ano passado o FPT Cursor 9 é produzido na fábrica da FPT Industrial em Córdoba. A planta é responsável pela usinagem e fabricação de motores das séries NEF e Cursor para os segmentos on-road, off-road, marítimo e de geração de energia.

FPT F1A

O novo Fiat Ducato é equipado com a última geração do motor FPT F1A, de 2,3 litros, produzido pela FPT Industrial em Sete Lagoas (MG). Um dos produtos mais vendidos pela marca no mundo, a nova geração de propulsores é resultado de mais de 35 anos no desenvolvimento de motores para veículos comerciais leves e foi desenvolvida seguindo todos os critérios de máximo rendimento, conforto e confiança.

Na versão que equipa o novo Fiat Ducato, o F1A ficou ainda mais potente, gerando 130 cv. Vibrações e ruídos são até 5 db inferiores em relação a seus principais concorrentes – aumentando diretamente o conforto e a segurança do motorista durante o ciclo de trabalho. Equipado com a nova transmissão de seis marchas, o regime do motor foi ajustado, melhorando sua eficiência nas ruas e estradas e diminuindo ainda mais o consumo de combustível.

Os motores F1A dispõem de injeção Common Rail de última geração, quatro válvulas por cilindro, sistema de válvula hidráulica que dispensa manutenção, e sistemas de admissão de ar avançado. A distribuição de potência e torque é feita de maneira inteligente para que o desempenho e a economia de combustível ocorram em qualquer situação. O sistema EGR, que recircula os gases de escape, é a melhor solução disponível para manter as emissões dentro dos limites estabelecidos pelas normas Proconve L6/Euro 5.

Simulador maríto

Os visitantes da Agrishow 2019 também sentem a emoção de pilotar uma lancha de alto desempenho no simulador marítimo do estande da marca. O percurso virtual reproduz o recorde de velocidade mundial na água, alcançado em 2017 com o motor FPT Cursor 16.

A marca histórica, reconhecida pelo Guinness World Records, foi registrada no Lago Como, na Itália, quando a lancha do campeão mundial Fabio Buzzi atingiu uma velocidade de 277,5 km/h – cerca de 25,5 km/h a mais do que o recorde anterior. O Cursor 16, geralmente utilizado em aplicações agrícolas, foi convertido em um motor marítimo capaz de gerar mais de 1.720 cv de potência.

Rede de distribuidores masters

Os clientes FPT Industrial contam com a Rede de Distribuidores Masters na reposição de peças genuínas, serviços especializados e assistência técnica de qualidade para máquinas agrícolas, de construção, caminhões, ônibus, embarcações e geradores de energia. No Brasil, a rede é composta pela Brasif, presente no Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo e Tocantins; J. Malucelli, no Paraná, Rio Grande do Sul e Catarina; Servel, em Sergipe; Agritex no Mato Grosso e Tracan, em Minas Gerais e São Paulo. Na América Latina, a FPT Industrial conta com o suporte dos grupos Euro Torque, Grumaq, Mayssa e Propeller, na Argentina; Kauffman, no Chile; Rodomaq, no Paraguai; Modaservice no Peru e Austral no Equador.

Serviço

Agrishow 2019

Quando: 29 de abril a 3 de maio, de 8h às 18h
Onde: Rodovia Prefeito Antônio Duarte Nogueira, km 321, Ribeirão Preto (SP)
Mais informações: 
https://www.agrishow.com.br/pt/Home.html

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.