CI

Milho impulsiona estimativas da safra nacional de cereais 2019

Estimativas para safra 2019 aumentam e atingem 236 milhões de toneladas


A safra nacional de cereais, leguminosas e oleaginosas deve atingir 236 milhões de toneladas em 2019, de acordo com as estimativas de junho do Levantamento Sistemático da Produção Agrícola, divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Isso representa uma alta de 4,2% em relação à safra do ano passado e de 0,6% na comparação com o prognóstico de maio.

A alta foi puxada pelas estimativas da produção de milho, em especial a segunda safra, que aumentou 24,7% e bateu recorde de 69,3 milhões de toneladas. Com esse resultado, a expectativa é que sejam produzidas 95,3 milhões de toneladas do grão em 2019, uma alta de 17,1% em relação ao ano passado.

O gerente da pesquisa, Carlos Antônio Barradas, explica que a janela de plantio do milho foi beneficiada pela antecipação da colheita da soja. “Além disso, tem chovido, o clima está beneficiando a segunda safra do milho. Na época de plantio, também, o preço estava melhor que no ano passado, o que estimula os produtores e os investimentos em tecnologias nas lavouras”, diz o pesquisador.

Já a soja e o arroz, outros dois principais grãos da safra nacional, reduziram a produção na comparação com 2018. Para a soja, foi estimada uma produção de 112,5 milhões de toneladas, o que representa uma queda de 4,5%.

“A falta de chuva e a temperatura elevada em estados importantes para a soja, como Paraná, Mato Grosso do Sul e São Paulo, prejudicaram a safra. No Paraná, a queda chegou a 15,8%”, explica Barradas.

No caso do arroz, a queda na produção foi consequência da redução de 9,7% na área plantada e de 10,1% na área a ser colhida. Foram estimadas 10,4 milhões de toneladas do grão, um recuo de 11,2% em relação ao ano passado.

Barradas aponta como causa dessa redução a baixa rentabilidade do arroz, o que leva os produtores a buscarem alternativas. “No Rio Grande do Sul, principalmente, muitos produtores estão diminuindo a área plantada de arroz. Está entrando alguma lavoura de soja, porque tem um retorno maior, tanto que o estado se tornou o segundo maior produtor de soja do país”, analisa o gerente da pesquisa.

Em relação à área a ser colhida do total da safra do país, a estimativa de 2019 é de 62,8 milhões de hectares, 3% a mais que a de 2018 e 0,3% maior que a de maio. Para o milho e a soja, essa área aumentou 6,8% e 2,2%, respectivamente, em relação ao ano passado.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.