Campanha busca incentivar microtorrefações
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Imagem: Luiz Otávio Souza
CAFÉ

Campanha busca incentivar microtorrefações

Iniciativa quer viabilizar recursos para a aquisição de cafés especiais por pequenas empresas
Por: -Eliza Maliszewski

Uma iniciativa paranaense busca incentivar as pequenas torrefações de café e cafeterias, atingidas pela pandemia. Duas empresárias do setor criaram a campanha “Adote uma Microtorrefação”. A ideia é viabilizar recursos para a aquisição de cafés especiais por pequenas empresas do setor e garantir a comercialização da safra.

O projeto buscos os produtores de cafés especiais de regiões com Indicação Geográfica (IG) consolidadas no país. Ao todo, cinco IG brasileiras, que possuem selo de origem, participam da campanha: Alta Mogiana, Cerrado Mineiro, Mantiqueira de Minas, Matas de Minas e Norte Pioneiro do Paraná. 

Produtores foram conectados para um trabalho de doação mútua. Eles doam uma parte de café cru para as microtorrefações, em troca da compra de sacas pelas empresas; e as microtorrefações, por sua vez, doam parte do café torrado para as cafeterias, nas mesmas condições. O marketing do selo de origem ficará por conta das cafeterias. O objetivo é promover a educação do consumidor ao mostrar a diversidade das IG brasileiras e contar as histórias de cada produtor.

A campanha já conta 47 produtores e mais de 40 microtorrefações do país. “Fizemos uma seleção dos inscritos, promovemos um encontro virtual entre todos os microtorrefadores e distribuímos o café que foi doado de acordo com as necessidades.

Procuramos levar novidades aos torrefadores para eles divulgarem selos de regiões que ainda não tinham”, conta uma das idealizadoras da campanha Georgia Franco Souza.
Segundo Georgia, o encontro foi similar a uma rodada de negócios, já que as torrefações tiveram a oportunidade de conhecer novos produtores.

“O frete é caro. Por isso, precisamos descentralizar as compras para que o público tenha oportunidade de tomar café fresco e bem torrado em todo o país”, afirma. Ela destaca a importância de o consumidor entender o significado do selo de origem. Os cafés serão distribuídos com um QR Code para facilitar o acesso aos dados dos produtos.

Parceira e idealizadora do projeto, Paula Dulgheroff, de Uberlândia, Minas Gerais, diz que três produtores paranaenses, com cafés acima de 85 pontos de acordo com metodologia SCAA de Avaliação Sensorial, participam da campanha. Os cafés com selo de origem do Norte Pioneiro do Paraná chegarão a cafeterias de Minas Gerais, Rio de Janeiro, Distrito Federal e Pernambuco. Ao todo, 29 produtores doaram e comercializaram seus cafés para 17 microtorrefações brasileiras.“Movimentamos cerca de 70 sacas de café”, calcula. O preço médio da saca é de aproximadamente R$ 1,2 mil.

O consultor do Sebrae/PR, Odemir Capello, diz que a iniciativa é importante para promover os cafés com Indicação Geográfica e também para levar um produto de alta qualidade até as pequenas torrefações e clientes que apreciam a bebida. “A divulgação dos cafés especiais deve resultar numa melhora da remuneração dos produtores e trará mais visibilidade para as IG no Brasil todo”, aponta.

O produtor e presidente da Cooperativa de Cafés Especiais do Norte Pioneiro do Paraná (COCENPP), Ricardo Batista dos Santos, é um dos participantes da campanha. Para ele, a adesão à iniciativa é importante para divulgar o selo de origem dos cafés especiais produzidos no norte pioneiro e levar o produto para regiões em que ainda não é conhecido pelo público amante da bebida. “Além disso, demos suporte para as cafeterias nesse período de crise”, ressalta.

De acordo com Santos, as vendas para cafeterias cresceram no último ano e, hoje, o café especial do norte pioneiro do Paraná já pode ser degustado em Santa Catarina, Rio Grande do Sul, São Paulo. Com previsão de boa safra e demanda crescente, o produtor diz estar otimista com as vendas. “As cafeterias oferecem muito valor agregado na compra do café, o que é um reconhecimento ao esforço dos produtores”, afirma.
 


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