CI

Adapec realiza curso de auxiliar de vacinadores

O treinamento é gratuito e os auxiliares aprovados recebem certificados que os tornam aptos a realizar a vacinação


Foto: Sheila Flores

O Governo do Tocantins, por meio da Agência de Defesa Agropecuária (Adapec) em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) estão realizando um curso para auxiliar de vacinadores contra a brucelose, no município de Almas, região sudeste do Estado. Ao todo 19 participantes estão recebendo as instruções, que iniciaram nessa terça-feira, 18, e encerra nesta quarta-20, de forma gratuita. Os aprovados receberão certificados.

O treinamento é composto por aulas teóricas envolvendo aprendizado sobre as características da doença, meios de transmissão, riscos de contaminação, legislação, conservação da vacina, cuidados na manipulação, além de receber cartilhas. Já a aula prática é sobre manuseio da vacina e aplicação nas bovídeas. “Deixamos os profissionais prontos pra executarem a vacinação utilizando equipamentos de proteção corretos e com toda segurança necessária”, afirma a inspetora de defesa agropecuária da Adapec, Maria de Fátima Barbosa, que está ministrando o curso.

Após a conclusão, os participantes aprovados devem buscar a sua habilitação com um médico veterinário da iniciativa privada que esteja cadastrado no Programa Estadual de Controle e Erradicação da Brucelose e Tuberculose (PECEBT). É esse profissional que ficará responsável pela atuação do novo auxiliar. A vacina contra a brucelose é composta por microorganismos vivos, por isso, só deve ser aplicada por médico veterinário cadastrado no Programa ou por seu auxiliar também cadastrado na Adapec

As pessoas interessadas em participar dos próximos treinamentos devem procurar a unidade local da Adapec do seu município e se inscrever para aguardar o atendimento à demanda. 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.