CI

Tocantins ganha 11 áreas aquícolas para criação de tilápia

Essas áreas têm potencial para produção de 50 mil toneladas de peixes


Foto: Marcel Oliveira

O Tocantins recebeu, na sexta-feira (18), da Secretaria de Patrimônio da União (SPU) o Termo de Entrega de 11 áreas aquícolas para criação de tilápia no Estado, com potencial de produzir 50 mil toneladas de peixes. O ato ocorreu no encerramento da Agrotins Digital.

O Estado tem capacidade de produzir mais de 290 mil toneladas e fica em uma localização geográfica privilegiada, no centro do Brasil. Também conta com insumos, ração, indústrias de ração e condições climáticas favoráveis.

As novas áreas têm um potencial de rentabilidade de aproximadamente R$ 450 milhões e valem mais de R$ 2 milhões, em todo espelho d’água. “Isso vai trazer para nosso Estado uma alegria muito grande, porque quando você tem trabalho, tem renda. Estou trabalhando nesse sentido, para que as pessoas dependam menos do poder público, e que possam viver com qualidade de vida e dignidade. Vamos conseguir cada vez mais trazer projetos para Tocantins que traga emprego e alavanque o crescimento do Estado”, afirmou o governador, Mauro Carlesse. 
 
A chefe da Embrapa Pesca e Aquicultura, Danielle de Bem Luiz, destacou que o Tocantins ainda tem muito que avançar na produção do pescado. “Comparo muito com as outras cadeias de proteínas como frango, carne vermelha, carne suína. Ainda temos muito caminho para percorrer. Os preços têm que cair muito ainda, e tornar o peixe mais competitivo para termos essa proteína em maior quantidade na mesa brasileira”, disse.
 
“Temos que aumentar a produção no Tocantins e no Brasil. Pegar os modelos adotados nessas outras proteínas e trazer este conhecimento em sanidade e processamento para a piscicultura e aquicultura”, complementou.

Segundo o Anuário Peixe BR, no ano passado, a produção foi de 14.804 toneladas, alta de 11,3% em relação ao ano anterior. Com esse resultado, mantém a 18ª posição no ranking dos estados. Na tilápia foram  80 toneladas e peixes nativos 14.724 toneladas.
 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.