CI

Soja do Tocantins está comprometida

Lavoura totalmente comprometida pela chuva e produtores pedem ajuda


Foto: Renato Schneider

É preocupante a situação das lavouras de soja em ponto de colheita afetadas pelas chuvas no Tocantins. Em vídeo gravado e compartilhado nas redes sociais, o produtor rural Renato Schneider, da Fazenda Água Branca, em Porto Nacional (TO), mostrou a situação de sua lavoura de soja.

“Lavoura totalmente comprometida. Essa área a gente já descartou, a princípio... Estamos tentando colher soja melhor, mas não estamos conseguindo. É generalizado o problema. Esta é a situação do Estado do Tocantins. Se não houver um auxílio, no sentido de suportar a quantidade de grãos avariados, teremos sérios problemas”, declarou. 

O excesso de chuvas limita o trabalho da colheita e com isso o grão não foi retirado no tempo certo. Muitas vagens apodreceram e algumas plantas brotam. As chuvas também prejudicaram ainda mais a situação das estradas, trazendo dificuldades na negociação e cumprimento do frete. 

Segundo o presidente Associação de Produtores de Soja e Milho do Tocantins (Aprosoja-TO), Dari Fronza, se as chuvas continuarem por mais uma semana a qualidade será comprometida e ele teme que produtores não consigam cumprir os contratos. A soja colhida no Estado já tem 20% de avarias. “Vamos chamar as grandes empresas e mostrar a situação”, salientou.

Veja algumas imagens:

 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.