CI

PEC orienta os pecuaristas a produzir melhor

Programa de Eficiência de Carcaça inicia-se por Goiás e Tocantins tem como foco a produção de carne de melhor qualidade


Os pecuaristas de Goiás e Tocantins têm até o final de agosto para se inscreverem no PEC – Programa de Eficiência de Carcaça, iniciativa da Phibro Animal Health e da Minerva Foods, que contribui para a melhoria dos bovinos levados ao abate, atendendo às exigências do mercado por carne de melhor qualidade.

“Para participar do PEC, os pecuaristas devem se cadastrar no site www.minervafoods.com/pec. O programa vai até agosto e os pecuaristas poderão se inscrever durante todo o período de avaliação dos abates. Os animais abatidos serão avaliados e os produtores receberão orientação para focar nos pontos de melhoria das carcaças”, explica Newton Teodoro, gerente de produtos da Phibro.

Os bovinos participantes do PEC serão avaliados em quatro indicadores: idade, acabamento uniforme de gordura, pH da carne e peso da carcaça.

“O objetivo dessa iniciativa pioneira é dar suporte aos pecuaristas, levando-lhes orientações técnicas e informações sobre as tecnologias disponíveis para a produção de carne de qualidade superior”, destaca Teodoro.

Neste primeiro ano, o PEC atende exclusivamente pecuaristas de Goiás e Tocantins, que comercializam seus bovinos nas unidades da Minerva Foods nesses estados (Palmeiras de Goiás/GO e Araguaína/TO). A expectativa é expandir para outros estados nos próximos anos.

“O Brasil é o maior exportador de carne bovina do mundo e o segundo maior produtor. Dessa forma, tem uma enorme responsabilidade para contribuir para a maior oferta de proteína vermelha, especialmente de qualidade superior. O Programa de Eficiência de Carcaça é uma iniciativa de Phibro e Minerva para apoio aos pecuaristas sobre como melhorar sua produtividade de forma eficiente Os benefícios são de todos: do país, que terá mais carne de qualidade para ofertar; da Minerva Foods, que poderá atender aos clientes mais exigentes: da Phibro, que disseminará suas tecnologias para o aumento da produtividade; e dos pecuaristas, que produzirão melhor gado e, portanto, serão valorizados por isso”, assinala Maurício Graziani, presidente da Phibro Animal Health.

“Os consumidores são cada vez mais exigentes. Dessa forma, questões relacionadas à qualidade ganham mais importância. Com o PEC, buscamos identificar os melhores perfis de carcaça, para atendimento aos principais mercados internos e externos, bem como reconhecer e fomentar as melhores práticas de produção”, explica Luis Ricardo Luz, COO da Minerva Foods. 

“O PEC será um grande laboratório para nos ajudar a identificar os melhores perfis de carcaça e os resultados que trazem para o sistema, buscando o melhor aproveitamento de cortes nas fábricas. Nosso objetivo é reconhecer o que é bom para os produtores, para a indústria e para os consumidores, para melhorar os ganhos de forma contínua e sustentada”, destaca Fabiano Tito Rosa, diretor de compra de gado da Minerva Foods. 

O PEC também prevê o reconhecimento e a valorização dos pecuaristas que lideram o processo de produção de carcaças padronizadas e de alta qualidade. “Convidamos os pecuaristas a se inscreverem no PEC. Eles só têm a ganhar”, ressalta Newton Teodoro.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.