CI

Como funciona a plataforma GeoMatopiba

Dados podem ser acessados de forma gratuita e traz informações sobre a fronteira agrícola


Foto: Divulgação

A Embrapa Territorial (Campinas, SP) vai lançar nesta semana, durante a Agrotins Digital,  a plataforma GeoMatopiba. Como o próprio nome diz, a tecnologia concentra dados espaciais da importante fronteira agrícola compreendida entre os estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia. A plataforma, que é gratuita, disponibiliza mapas e dados, de forma interativa.

Conta com dois pontos de entrada: o GeoWeb Matopiba e os painéis interativos. O GeoWeb Matopiba é um sistema de inteligência territorial que hospeda cerca de 200 planos de informação cartográficos - em diferentes níveis territoriais - organizados nos quadros: natural, agrário, agrícola, de infraestrutura e socioeconômico. O produto foi lançado em 2015 e, desde então, está disponível para uso no portal da Embrapa Territorial.

Os painéis interativos, novidades lançadas pela plataforma, visam complementar os dados do GeoWeb e fornecem uma estrutura de navegação guiada contendo, além de mapas, tabelas e gráficos dinâmicos, passíveis de filtragem. Os painéis estão organizados em quatro temáticas: produção agropecuária, crédito rural, empregos formais relacionados à agropecuária e tecnologias da Embrapa. Essas temáticas foram sumarizadas em um painel agregador, ponto de entrada na plataforma, que provê um panorama geral da agropecuária regional entre os anos de 2013 a 2018, em nível municipal. 
 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.