CI

TO: cresce produção de arroz irrigado

Tecnologias sustentáveis garantiram aumento de produtividade


Foto: Pixabay

Tocantins é o terceiro maior produtor de arroz irrigado do país. Nesta safra, segundo a Conab, devem ser colhidas 607 mil toneladas do grão, com produtividade de 5,4 kg/hectare. A área plantada, inclusive, cresce significativamente, saindo de que passou de 65 mil hectares nos últimos anos para 110 mil hectares nesta safra.  

Na safra 2018/2019 em municípios do sudeste do Tocantins a produção de arroz irrigado somou um total de 110 estabelecimentos que plantaram arroz em Formoso do Araguaia; 48 em Lagoa da Confusão; 12 em Dueré e 22 estabelecimentos na região de Pium/Cristalândia. O município de Dueré apresentou um total de 12 mil hectares de área plantada e em Cristalândia e Pium foram 14 mil hectares.

Segundo reportagem do portal Norte Agropecuário um dos motivos deste crescimento foi a adoção de tecnologias mais sustentáveis que gerou aumento e melhoria no potencial produtivo do arroz, reforçando a aquisição de plantas mais robustas e tolerantes a doenças, melhor uso da água e insumos o que refletiu em todo processo produtivo da região. Paralelo a isso o aporte tecnológico da Embrapa Arroz e Feijão com novas variedades e pesquisas no setor.

A incorporação da palhada pós-colheita no solo tem substituído as queimadas e ajudado na preservação do solo e produtividade. O uso do rolo-faca no manejo da palha de arroz para o plantio da soja em sucessão à cultura do arroz é outra alternativa que tem proporcionado ganhos ambientais e agilidade no preparo do solo.
 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.