CI

Controle da Ferrugem Asiática garante produtividade

Monitoramento constante trouxe bons resultados na safra


Foto: Marcel Oliveira

A Ferrugem Asiática, causada pelo fungo Phakopsora pachyrhizi, é considerada a principal praga da soja. Com prejuízos significativos pode causar perdas acima de 70% em produtividade, já que causa desfolha precoce nas plantas, impedindo que os grãos de soja se formem completamente. 

No Tocantins, o monitoramento constante, com medidas sanitárias e fiscalização nas lavouras fez a diferença no controle da doença. O trabalho foi realizado pela Agência de Defesa Agropecuária (Adapec) que visitou áreas plantadas com a oleaginosa rotineiramente. 

Paralelo a isso foram implementadas algumas medidas como a calendarização do plantio de soja com uma janela de plantio definida, prazo para cadastramento das áreas cultivadas e o vazio sanitário que é uma das principais formas de prevenção da praga.
 
Outro destaque desse trabalho de controle da ferrugem asiática no Tocantins é o plantio de soja nas várzeas tropicais durante o período de vazio sanitário. O Estado possui autorização do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento para o cultivo de maneira excepcional para a produção de sementes e pesquisas nesta região que compreende os municípios de Lagoa da Confusão, Pium, Formoso do Araguaia, Guaraí e Dueré.
 
Na safra 2019/2020 o Estado plantou mais de 1 milhão de hectares de soja, colhendo 3,4 milhões de toneladas (16% a mais que na safra passada).

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.