CI

Tocantins investe em polo de agricultura irrigada

Parceria busca incentivar a atividade agrícola e expandir potencial do estado


Foto: Nadia Borges

Reuniões e visitas realizadas desde fevereiro deste ano dão início a implantação de um polo de agricultura irrigada no Tocantins. A parceria entre  Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) e o Governo de Tocantins pretende revitalizar a infraestrutura dos empreendimentos públicos de irrigação.

Com isso a expectativa é impulsionar a produção agrícola irrigada, aumentando a participação do estado no PIB agrícola brasileiro, já que a região conta com um imenso potencial logístico, solos de alta qualidade e agricultores com elevado nível técnico. 

“Com a vinda da Codevasf para o nosso Estado, temos grandes expectativas quanto ao seu apoio para dinamizar os processos que objetivam a emancipação e a independência dos projetos de irrigação, que são geridos pelos próprios irrigantes. Investimentos na capacitação dos irrigantes, na capacitação do setor público envolvido com o setor de irrigação, na melhoria ou reforma de equipamentos e em estudos para novos projetos fazem parte das metas do nosso setor de irrigação”, explicou a secretária de Infraestrutura, Cidades e Habitação de Tocantins (Seinf/TO), Juliana Passarin.

Estão na meta projetos que já operam e estão em produção, como o Projetos São João, Manuel Alves e Formoso, e outro voltado a novos empreendimentos, como os Projetos Chapada da Natividade e Rio Sobrado. O investimento contempla reforma e modernização em estruturas como barragens, estações de bombeamento com geração de energia fotovoltaica.
 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.