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Ferrovia Norte-Sul vai aumentar a concorrência logística e comércio

Avaliação é da Aprosoja-GO


O presidente da Aprosoja-GO, Adriano Barzotto, participou da cerimônia de assinatura do contrato de concessão da Ferrovia Norte-Sul, nesta quarta-feira (31), em Anápolis. O trecho concedido à empresa Rumo S.A. liga Porto Nacional (TO) à Estrela D'Oeste (SP), passando por dezenas de municípios goianos. As operações nessa parte central da ferrovia devem começar até o final de 2019.

O governador de Goiás, Ronaldo Caiado, participou do evento, acompanhado do presidente da República, Jair Bolsonaro, e de vários de seus ministros, como Tereza Cristina (Agricultura), Tarcísio Freitas (Infraestrutura), Onyx Lorenzoni (Casa Civil) e general Augusto Heleno (GSI).

“A [Ferrovia Norte-Sul] é a espinha dorsal de transporte no Brasil. [Com a entrada em operação] vai baratear o frete e como consequência a mercadoria chega na ponta da linha mais barata para o consumidor e a gente vai consumir menos óleo diesel, menos acidente nas estradas”, disse o presidente Bolsonaro.

Para o presidente da Aprosoja-GO, a maior concorrência entre os modais logísticos será o maior ganho do funcionamento da ferrovia para Goiás. "Nós já temos a opção de hidrovia, por São Simão; de rodovias cortando todo o Estado; e, agora, a ferrovia vem para ser mais uma ferramenta para o produtor e as empresas para poder aumentar o comércio entre outros Estados e até para outros países", destacou.

Adriano lembrou ainda que o transporte de grãos por contêineres na ferrovia abre maior espaço para a comercialização de produtos destinados a nichos de mercado. "Poderemos aumentar o comércio de soja convencional, soja orgânica e grãos diversos, como feijões especiais e grão de bico, e outros tipos de mercadorias, sem precisar fechar um navio para exportar esses produtos."

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