CI

Sistema de inspeção animal é auditado no Tocantins

O objetivo é garantir a manutenção da adesão do Estado ao Sisbi


Representantes do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) realizaram, entre os dias 2 e 6 de dezembro, uma auditoria de manutenção do Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (SISBI-POA) no Tocantins, que é executado pela Agência de Defesa Agropecuária (Adapec). Esta foi à primeira auditoria depois da adesão do Estado ao Sistema, que ocorreu em junho de 2018.  

Da visita, sairá um relatório com apontamentos para melhorias, adequações e oportunidades baseados em um plano de ação. “levamos os técnicos em um laticínio, onde executamos a inspeção periodicamente e em um frigorífico, onde é feito de forma permanente. Acreditamos no nosso gerenciamento e confiamos que tudo esteja dentro do esperado”, disse o gerente de inspeção animal da Adapec, Jean Galleti. 

De acordo com o auditor fiscal federal do Mapa, André Brandão Alves, disse que avaliação é positiva e que comprovou ação e evolução. “Ficamos satisfeitos com tudo que vimos, uma equipe dinâmica fortalecendo o Sistema e empresários engajados, já que estando cadastrados têm a prerrogativa de comercializar seus produtos em todo território nacional, agrega valor ao selo de qualificação e aos produtos, gera liberdade de comércio e amplia a oferta dos produtos”, ressaltou.

Atualmente, o Tocantins conta com cinco empresas aderidas ao Sisbi, habilitadas a comercializarem seus produtos de origem animal para todas as unidades federativas do Brasil.

Sisbi

O Sisbi-POA, que faz parte do Sistema Unificado de Atenção a Sanidade Agropecuária (Suasa), padroniza e harmoniza os procedimentos de inspeção de produtos de origem animal (carne, leite, mel, pescado, ovos e seus derivados), para garantir a inocuidade e segurança alimentar. A Adapec, tem equivalência federal no serviço de inspeção, por isso pode certificar empresas com selos de inspeção municipal ou estadual, para expandir a comercialização dos produtos em todo o País.

De acordo com o Mapa, além do Tocantins, já aderiram ao sistema dez estados e o Distrito Federal (Bahia, Espírito Santo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Minas Gerais, Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Pernambuco e o Distrito Federal); 16 serviços municipais e três consórcios de municípios.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.