CI

Campanha em defesa da visibilidade da mulher rural é lançada em Tocantins

Estado foi o primeiro a lançar a campanha em nível local e mobilizou o apoio de várias entidades


Com a participação de produtoras rurais de todo o Estado, o Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Aquicultura (Seagro) lançou a campanha #MulheresRurais, Mulheres com Direitos, nesta quinta-feira, 9, no auditório Jaburu, na 19ª Feira de Tecnologia Agropecuária do Tocantins (Agrotins 2019), com a presença da embaixadora da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) no Nordeste do país, Simone de Brito Barreto.

Segundo a embaixadora, o Tocantins é o primeiro estado do país a lançar a campanha oficialmente devido ao apoio e iniciativa da Seagro. “Isso é importante porque possibilita dar reconhecimento ao árduo trabalho das mulheres rurais e, além disso, dá embasamento para o Governo formular políticas públicas mais adequadas”, afirmou.

“Esperamos que o objetivo da campanha que é visibilizar e dar reconhecimento ao trabalho da mulher rural, porque sabemos que é muito mais fácil fazer essa ação estando aqui. Devido essa proximidade com os servidores que trabalham na Seagro podemos fazer uma campanha com resultados bem mais positivos”, completou a embaixadora da FAO.

Em seu pronunciamento, Simone Barreto apresentou dados da FAO mostrando que as mulheres trabalham 28 horas por dia, devido às múltiplas tarefas realizadas ao mesmo tempo. Outro dado importante é que a remuneração do trabalho doméstico eleva o Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil em 13%.

O secretário de Agricultura, Pecuária e Aquicultura, César Halum, enfatizou a importância da campanha e declarou total apoio. “A questão aqui não é apenas registrar o lançamento da campanha, mas reconhecer o trabalho que as mulheres realizam. O nosso estado é rural, a população feminina rural nossa é muito grande. Vocês são nosso maior apoio para fortalecer a campanha”, afirmou o secretário.

A agricultora Maria da Guia, do município de Colméia, destacou que em sua casa existe igualdade entre ela e seu marido. “Essa campanha chegou na hora certa para as mulheres. Porque vai incentivá-las em seu trabalho e mostrar a produção que eles desenvolvem. Nós também somos trabalhadoras capazes de assumir um lar, uma família, com responsabilidade, de ter condições de trabalhar na roça para colocar comida na nossa mesa e na do brasileiro”, enfatizou.

Marcaram presença no lançamento da Campanha a Universidade Federal do Tocantins (UFT), a Universidade Estadual (UNITINS), a Federação dos Trabalhadores da Agricultura Familiar do Tocantins, parlamentares, representantes da Funai, entre outras entidades que trabalham a temática das mulheres rurais.

Campanha

A campanha é dividida em quatro datas comemorativas e marcos. Todos os anos, ela é lançada no dia 8 de março, Dia Internacional da Mulher. Após isso, as mobilizações acontecem no Dia Internacional das Mulheres Indígenas (05/09), Dia Internacional das Mulheres Rurais (15/10), e no Dia Internacional para a Eliminação da Violência contra as Mulheres (25/11).

A campanha #MulheresRurais, Mulheres com Direitos foi lançada regionalmente em 2016, como um esforço colaborativo para fazer conquistas visíveis para os desafios pela igualdade de gênero em áreas rurais.

A campanha é uma iniciativa da FAO, da ONU Mulheres, da Reunião Especializada sobre Agricultura Familiar do Mercosul (REAF), da Diretoria Geral de Desenvolvimento Rural do Ministério da Pecuária, Agricultura e Pesca (DGDR-MGAP) – Uruguai, e da Secretaria de Agricultura Familiar e Cooperativismo do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) – Brasil.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.