CI

Adapec apreende mais de mil quilos de queijos clandestinos

O proprietário recebeu multa no valor de R$ 5 mil reais e os produtos serão destruídos


Foto: Marcel Oliveira

Uma operação realizada na noite desta quinta-feira, 6, no distrito de Luzimangues, pela Agência de Defesa Agropecuária (Adapec), com o apoio da Polícia Militar, Polícia Militar Ambiental e Polícia Civil, apreendeu cerca de mil quilos de queijos clandestinos e interditou o estabelecimento. O proprietário foi multado em R$ 5 mil reais e os produtos serão destruídos no aterro sanitário de Palmas.

De acordo com o diretor de Defesa, Inspeção e Sanidade Animal da Adapec, Márcio Rezende, a Agência recebeu uma denúncia anônima sobre o funcionamento clandestino desta fábrica. “Ao tomarmos conhecimento da denúncia acionamos os órgãos de seguranças e fomos até o local, onde constatamos que ali não tinha as mínimas condições de higiene para funcionamento de um laticínio, bem como não possuía nenhuma legalidade perante os órgãos de inspeção oficial,” disse Márcio.

O responsável pelo Programa Estadual de Leites e Derivados, Antônio José de Souza Caminha, contou que o local onde funcionava o laticínio ficava ao lado de um chiqueiro de porcos com fezes destes animais em contato direto com o ambiente onde os queijos eram processados. Relatou ainda que além das péssimas condições higiênicas, o proprietário estava falsificando selos de inspeção de outra empresa, sem atender as exigências legais, conforme prevê a legislação.

A Adapec emitiu auto de infração, multa e termos de fiscalização, notificação, apreensão, interdição e destruição dos produtos. A Polícia Militar Ambiental também emitiu realizou auto de infração.

A Adapec dispõe de um disque denúncia onde qualquer cidadão pode denunciar a produção e comercialização de produtos de origem animal clandestinos. O número do Disque Defesa é 0800-631122. 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.