Leite é adicionado à lista de 18 produtos contemplados pelo PGPAF este mês

Leite

Leite é adicionado à lista de 18 produtos contemplados pelo PGPAF este mês

Produtos com bônus de descontos do Programa de Garantia de PGPAF inclui neste mês o leite produzido em Pernambuco
Por:
151 acessos

Produtos com bônus de descontos do Programa de Garantia de Preços para a Agricultura Familiar (PGPAF) inclui neste mês o leite produzido em Pernambuco. O produtor do estado que estiver com o preço do seu produto abaixo do valor de garantia calculado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) vai receber uma ajuda de custo de 12,24% por litro.

A bonificação estabelecida pelo Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) foi publicada em edital no Diário Oficial da União (DOU) nesta sexta-feira (8). O desconto a ser concedido nas operações e parcelas de crédito rural com esses valores de bônus será válido no período de 10 de fevereiro a 9 de março de 2019. Na publicação constam também as medidas utilizadas na comercialização para cada produto, o preço médio de mercado, além do preço de garantia.

Os maiores percentuais por produto serão pagos aos produtores do feijão caupi e a amêndoa de babaçu de Tocantins (69,59% e 50%), a banana de Pernambuco (55,20%), o cacau do Amazonas (31,14%) e a mandioca do Espírito Santo (29,29%). Com exceção do babaçu, esses produtos também foram os de maior contemplação no mês passado.

Os demais integrantes da lista são açaí, alho, arroz, borracha natural, cana-de-açúcar, castanha de caju, manga, maracujá, mel, sorgo, tomate e trigo, com variações percentuais que vão de 1,4 a 22,5%.

Sempre que o valor de mercado dos produtos contemplados no PGPAF estiver abaixo do preço de garantia, há um benefício cujo principal parâmetro são os custos de produção elaborados pela própria Companhia. O Pronaf utiliza este recurso que tem como objetivo financiar a implantação, ampliação ou modernização das estruturas de produção, beneficiamento e indústrias no meio rural e em áreas comunitárias rurais.

Confira aqui a portaria com todos os produtos e valores do bônus.
 

Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink