CI

TO: curso de Panificação Rural do Senar revela talentos em Palmeirópolis

O Sistema FAET/SENAR promove diversos cursos nas diferentes cadeias produtivas do estado


Foto: Divulgação

A oportunidade surgiu e de um curso de uma semana do Senar, nasceu o encantamento com uma atividade que pode mudar a vida da pessoa. A história não é enredo de novela, mas é o que aconteceu com a aluna Eliane Gouveia, trabalhadora do município de Palmeirópolis, no sul do Tocantins. Quando soube do curso que seria promovido pelo Senar, em parceria com o Sindicato Rural e a Prefeitura do município, não pensou duas vezes. E mesmo sabendo pouco de panificação, encarou o desafio e se apaixonou pelo trabalho e pelas perspectivas que ele já está proporcionando.

Para a produtora, o curso de Panificação Rural trouxe esperança: “tentei algumas vezes produzir pães e salgados para consumo próprio, mas minha massa não ficava boa, o crescimento não era bom, mas aqui em poucos dias eu aprendi durante o treinamento técnicas incríveis de fermentação e como deixar a massa mais macia. Com esse certificado pretendo ir além da fabricação pra consumo próprio, quero começar a produzir e vender na feirinha do produtor que acontece toda semana aqui na cidade”, afirmou a aluno.

Eliane Freitas também fez o curso. Ela trabalha numa confeitaria e aproveitou a oportunidade do curso para diversificar seu cardápio “Quando soube do curso fiz minha inscrição no sindicato rural para não perder a chance. Com o que aprendi tenho certeza que vou conseguir oferecer mais e melhores produtos para meus clientes e ter um dinheirinho a mais no final do mês”, contou a aluna toda satisfeita.

A participante do curso, Tainara Marques, já comercializava pães e salgados, mas depois do curso já assimilou novas técnicas para fabricação: “apesar da experiência, tive a chance de entender melhor sobre o manuseio de massas, o método da esponja e as técnicas pra gente conseguir uma boa fermentação”. Para a instrutora Meirelene Oliveira, o curso priorizou a fabricação de pães variados, bolos, enroladinhos e esfirras que tem boa procura entre a população local. “As meninas usaram nas massas produtos que tem na terra, como mandioca e abóbora. Isso agrega valor aos produtos, destacou.

OPORTUNIDADES

O Sistema FAET/SENAR promove diversos cursos nas diferentes cadeias produtivas do estado. Os treinamentos de Formação Profissional Rural (FPR) são oportunidades para quem quer crescer profissionalmente, aprender algo novo e até incrementar renda. No encerramento, a turma de doze alunas fez uma apresentação dos trabalhos para as autoridades municipais, como o prefeito Bartolomeu Moura Junior , a primeira dama, Deusiney C. M.Moura, o ex prefeito Fábio Vaz, o presidente do Sistema FAET/SENAR, Paulo Carneiro, diretores do Senar Tocantins e presidente do Sindicato Rural de Palmeirópolis, João Barbosa Costa. Na oportunidade, ele agradeceu o apoio e destacou que “é grande a procura pelos cursos do SENAR, porque o trabalhador rural quer a profissionalização, por isso o sindicato rural vem trabalhando para atender a demanda e estamos felizes que o respaldo que a federação e os produtores da nossa região vem dando a esse trabalho.”, concluiu.

Para saber mais sobre o curso de Panificação Rural e outros cursos do SENAR, acesse nosso site. Fique por dentro também de todas as notícias relacionadas ao agro no estado (www.faetrural.com.br www.senar-to.com.br)

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.