CI

TO: curso de Derivados do Leite em Barrolândia gera boas perspectivas

O leite é fonte de proteínas e vitaminas essenciais para o crescimento e manutenção do organismo


Foto: Pixabay

O leite é fonte de proteínas e vitaminas essenciais para o crescimento e manutenção do organismo. Além de fazer parte da alimentação do dia a dia, é também matéria-prima de diversos produtos e ingrediente de receitas culinárias. Para estimular o setor leiteiro e novas oportunidades de renda para pequenos produtores, como a produção de doce de leite, queijo, requeijão, ricota, doce de pingo e iogurte, o Senar promoveu, no município de Barrolândia, o curso de Derivados do Leite, numa parceria com o Sindicato Rural.

Com o objetivo de orientar o pequeno produtor na confecção de derivados do leite e agregar mais valor à matéria-prima aumentando a renda familiar. O curso prepara os alunos para a produção de alimentos derivados do leite, de acordo com as normas técnicas de segurança, higiene e saúde no trabalho.

A produtora Marinalva Alves da Silva, tem investido na produção como aposta para complementar a renda da sua família. Ela conta que já comercializava alguns produtos na Feira de Paraíso, mas que com a Assistência Técnica e Gerencial do Senar teve a oportunidade de aprender a fazer novos produtos que já estão com venda garantida na feira. “Estou realizada e cheia de ideias novas, vou fazer o que aprendi no curso e tenho certeza que irei fazer muito sucesso,” comemorou.

"Antigamente eu só trabalhava em casa nos afazeres domésticos e não tinha independência financeira. Mas agora a realidade vai ser outra, com os produtos que aprendi a fazer no curso, vou melhorar a renda da família e fazer aquilo que sempre tive vontade: conquistar o meu próprio dinheiro!”, contou Eva dos Reis produtora e também aluna do curso.

De acordo com Eva, foram incontáveis as perdas e desperdícios com a falta de conhecimento técnico. Por isso, assim que concluiu o curso, tratou de produzir o doce de leite conforme instruções que recebeu. “Fiz a análise do leite, a pasteurização e outros. Ajustei aqui e ali, e notei que o doce ficou bem mais cremoso e no ponto certo, pontou. Com esse resultado, a produtora planeja ampliar seus negócios.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.