CI

Tocantins se destaca na soja e anuncia medidas

Nesta safra devem ser 1,09 milhão de hectares com a cultura, avanço de 1,9%


Foto: Esequias Araújo/Governo do Tocantins

Na última sexta-feira (16) o governador do Tocantins, Mauro Carlesse, abriu oficialmente o plantio da safra de soja no Estado. O plantio simbólico ocorreu na sede da Agricultura Tia Maria, município de Gurupi, no sul do Estado. 

O plantio da nova safra está autorizado desde 1º de outubro  e prossegue até o dia 15 de janeiro de 2021. Nesta safra devem ser 1,09 milhão de hectares com a cultura, avanço de 1,9%. Já a produção estimada pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) deve ser um pouco menor, na casa dos 3,5 milhões de toneladas, queda de 0,5%. 

Segundo o secretário de Estado da Agricultura, Pecuária e Aquicultura (Seagro), Thiago Dourado, a expectativa é de um novo recorde da produção tocantinense com crescimento na ordem de 10% com relação à safra anterior. "O volume de crédito disponibilizado foi aumentado em todos os bancos e as instituições financeiras. Então, está tudo capitalizado e o mercado internacional está aumentando a demanda, portanto, o cenário é bastante positivo para que a gente possa bater mais recordes nesta próxima safra", previu.

Com o tema Tocantins - Terra de Oportunidades, o evento contou com a participação de produtores, representantes de empresas ligadas ao agronegócio, instituições financeiras, técnicos e estudantes pesquisadores.

Anúncio importante

Durante o evento o governador anunciou que vai enviar à Assembleia legislativa criando Lei Geral de Licenciamento Ambiental do Tocantins. A ideia é simplificar várias atividades do agronegócio, com menos burocracia e assegurando a preservação ambiental. “Com essa lei, os proprietários rurais vão poder realizar os seus próprios licenciamentos. Ele quem tem que saber o que é certo ou errado e se comprometer com as regras ambientais”, afirmou.
 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.