Correta armazenagem da semente forrageira gera resultado

Imagem: Sheila Flores

PASTAGEM

Correta armazenagem da semente forrageira gera resultado

Alguns tipos de sementes precisam ter uma atenção especial, principalmente em razão do clima
Por: -Leonardo Gottems
155 acessos

O correto armazenamento de sementes forrageiras é de fundamental importância para um eficiente estabelecimento ou renovação da pastagem e tem um impacto importante no rendimento da cultura, sendo necessária para uma atividade moderna e rentável. Nesse contexto, o investimento em sementes de qualidade representa um percentual baixo no custo de produção ante ao retorno obtido. 

Para a manutenção dessa qualidade das sementes, alguns cuidados precisam ser tomados na armazenagem. Para Diego de Sousa Pereira, Especialista em Tecnologia de Sementes da Barenbrug do Brasil, alguns tipos de sementes precisam ter uma atenção especial, principalmente em razão do clima tropical quente e úmido do país. 

Umidade e temperaturas altas são grandes complicadores da manutenção da qualidade das sementes e podem afetar a qualidade gerando baixa taxa de germinação da planta. “Quando as sementes são armazenadas em condições controladas de temperatura e umidade é possível uma maior conservação da qualidade fisiológica devido à redução dos processos degenerativos, sendo esse controle realizado em câmaras frias e secas”, explica Pereira.

Em câmaras frias com temperatura controlada em 10°C, no caso de sementes de gramíneas forrageiras, também há o impedimento da conservação da dormência fisiológica das sementes, que se trata de um processo natural das sementes ocorrido logo após a colheita. 

Esse processo permite a superação do processo de dormência mantendo a qualidade das sementes. Nesse contexto, a Barenbrug do Brasil conta com dois galpões de 700 metros quadrados que podem armazenar até 600 toneladas de sementes em alta qualidade. 


Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink