Covid-19 é transmitida entre gatos domésticos, aponta estudo

Imagem: Pixabay

DESCOBERTA

Covid-19 é transmitida entre gatos domésticos, aponta estudo

Todos os gatos testados foram contagiados pela doença. Transmissão para humanos ainda é incógnita
Por: -Leonardo Gottems
1236 acessos

Um artigo que acaba de ser publicado pelo "The New England Journal of Medicine" confirmou transmissão do novo coronavírus entre gatos. Além disso, existem suspeitas relacionadas à dispersão de vírus e produção de anticorpos pelos felinos e potencial de transmissão aos seres humanos, o que ainda não está confirmado e carece que mais estudos.   

“Três gatos domésticos foram inoculados com SARS-CoV-2 no dia 0. Um dia após a inoculação, um gato sem infecção prévia por SARS-CoV-2 foi alojado com cada um dos gatos inoculados para avaliar se a transmissão do vírus por contato direto ocorreria entre os gatos em cada um dos três pares. Amostras de swab nasal e retal foram obtidas diariamente e imediatamente avaliadas quanto a vírus infeccioso em células VeroE6 / TMPRSS2” diz o relatório do estudo. 

Os autores do estudo concluem que "há necessidade de órgãos de saúde pública reconhecerem e investigarem a cadeia potencial de transmissão humano-gato-humano". Como muitos gatos são criados soltos, visitando grandes áreas diariamente, é preciso ter atenção e cuidado, considerando essas informações.  

“No primeiro dia, detectamos vírus de dois dos gatos inoculados. No dia 3, o vírus foi detectável em todos os três gatos inoculados, com detecção contínua do vírus até o dia 5 em todos os gatos e até o dia 6 em dois dos três gatos”, completa o relatório. 

A Control and Prevention emitiu diretrizes para os proprietários de animais de estimação em relação ao SARS-CoV-2. Dada a necessidade de interromper a pandemia da doença de coronavírus através de vários mecanismos, incluindo a quebra de cadeias de transmissão, “é necessário um melhor entendimento do papel que os gatos podem desempenhar na transmissão de SARS-CoV-2 para humanos”, conclui. 

Anúncios que podem lhe interessar


Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink