Eutanásia é opção para cães que sofrem com doença irreversível
CI
Agronegócio

Eutanásia é opção para cães que sofrem com doença irreversível

Eutanásia é opção para cães que sofrem com doença irreversível
Por:
Às vezes, os donos de animais de estimação têm que tomar uma decisão extrema: a eutanásia. Palavra que, em grego, significa boa morte. A escolha pela eutanásia só deve ser feita após ser constatada uma doença irreversível, como um câncer em estado avançado.

Antes de tomar a decisão, o dono do animal deve conversar com um veterinário e se informar de todas as possibilidades de tratamento, tempo de sobrevida e, principalmente, a qualidade de vida do cão.

O agente de segurança Willian Chapina disse que a eutanásia foi a única opção para aliviar o sofrimento do seu cão Bud, que tinha toxoplasmose. “Eu pedi que o veterinário fizesse de tudo para salvá-lo, mas ele me disse que os parasitas já estavam no sistema nervoso e a doença era irreversível. Foi muito triste, mas enquanto o cachorro está sofrendo os donos sofrem junto.”

Por lei, o sacrifício não deve causar qualquer dor ou agonia no animal. Ele é anestesiado e, posteriormente, são aplicados medicamentos que provocam parada cardíaca ou respiratória.

As clínicas veterinárias informam que o preço da eutanásia varia de acordo com a situação de cada animal, sendo assim, o custo só é conhecido após o exame. Um dos produtos mais utilizados pelas clínicas veterinárias é o hypnol 3%. O Centro de Controle de Zoonoses não oferece o serviço.

O veterinário José Célio Figueiredo, do Hospital das Clínicas Veterinário, disse que opção pela eutanásia só é tomada em casos em que o animal tem uma doença em estado avançado que vai comprometer a qualidade de vida do animal.

Segundo Figueiredo, a pricipal doença que leva o dono a optar pela eutanásia é o câncer. “ Quando o câncer está em estado evoluído é dificil que o cão mantenha uma qualidasde de vida”. Figueiredo ainda diz que apenas recomenda a eutanásia em certos casos, porém a decisão é exclusivamente do dono.

Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink


Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.