Frio exige cuidados extras com bovinos

Imagem: Marcel Oliveira

PECUÁRIA

Frio exige cuidados extras com bovinos

Especialista da Embrapa da dicas de alimentação
Por: -Leonardo Gottems
353 acessos

A proteção dos bovinos no inverno exige alguns cuidados especiais muito antes da estação fria começar, isso porque, os animais saudáveis possuem uma boa camada de gordura que os faz ficarem protegidos. Foi isso que informou a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). 

De acordo com o zootecnista da Embrapa Gado de Corte Haroldo Pires de Queiroz, uma boa alimentação e cuidados com a saúde são as duas condições para manter os animais com alto escore corporal. “A disponibilidade de forragem de 2-3 toneladas por hectare de matéria seca - MS para cada Unidade Animal (UA) é indispensável para o bovino manter uma boa condição corporal”, afirma. 

Além disso, ele também ensina que caso a pastagem esteja com a proteína abaixo de 7%, como acontece a partir do mês de maio, é preciso oferecer um suplemento alimentar de 150 a 200 g/cab/dia de Sal proteinado ou de mistura múltipla.  “Além disso, para enfrentar o frio ele sugere oferecer aos animais acesso a bosques com diâmetro superior a 40 metros e se for o caso oferecer ração emergencial de quatro quilos de milho / cab. / dia aos animais magros e muito magros quando as temperaturas chegarem aos 15°C com previsão de baixa, ventos e chuva”, explica a Embrapa. 

No caso de geada, o zootecnista aconselha acelerar o consumo da forragem desidratada nas áreas onde a geada queimou o pasto aumentando a lotação nessa área. “O objetivo é consumir o máximo da forragem desidratada pela geada antes que ocorram chuvas e a forragem se deteriore pelo ataque de fungos”, explica. 

“Para cada 20 quilos da mistura mineral completa adicione 18 quilos de ureia pecuária e dois quilos de sulfato de amônio, misture e sirva nos cochos de sal. O consumo esperado desta mistura de sal com ureia é 120g/UA/dia”, conclui. 

Anúncios que podem lhe interessar


Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink