Preparado de cálcio pode fortalecer casca do ovo

ALTERNATIVA

Preparado de cálcio pode fortalecer casca do ovo

Cerca de 10% da produção de ovo no México é perdida por conta da fragilidade da casca.
Por: -Leonardo Gottems
26 acessos

Especialistas da Universidade Nacional do México (UNAM) estão trabalhando em uma preparação de cálcio para a alimentação das aves, que poderia ajudar a reduzir microfraturas na casca do ovo e, assim, evitar perdas econômicas do produto. No país, cerca de 10% da produção total é perdida devido a problemas com a casca, principalmente a ruptura no processo de embalagem, transporte e venda ao consumidor. 

Esse problema também afeta outros países, como a Alemanha, onde estima-se que as perdas variem de oito a 10%, nos Estados Unidos, 6,4%, e as perdas são relatados no Canadá em 10 milhões por ano, disse Lizbeth Carrillo González, do Departamento de Fisiologia e Farmacologia da Faculdade de Medicina Veterinária (FMVZ) da UNAM. 

A resistência da casca depende de vários fatores, embora sua qualidade e resistência sejam baseadas principalmente no metabolismo mineral da fêmea e em uma dieta adequada, assim como na genética, no estado sanitário e na temperatura ambiente. A fim de manter concentrações adequadas de cálcio no nível sanguíneo por mais tempo e, consequentemente, manter a espessura ideal na casca, os cientistas desenvolveram uma preparação farmacêutica modificada de liberação de cálcio para aves em postura. 

"Pode se dizer que os nutricionistas implementaram uma dieta equilibrada e incluíram cálcio, mas se o sal não é correto e não é biodisponível para as aves, poderia apresentar problemas de raquitismo, fadiga gaiola e má qualidade da casca. A produção de ovos é importante porque é uma fonte de proteínas de alta qualidade e baixo custo, e um fator chave é a administração de alguma fonte de cálcio na ração das aves para complementar sua dieta e garantir seu desenvolvimento saudável", concluiu. 


Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink