CI

Análise de sementes ajuda a garantir que tecnologia de ponta

XX Congresso Brasileiro de Sementes terá atração do ISTA


O caminho mais próximo entre a tecnologia de ponta dos laboratórios de pesquisa e o campo, certamente é traçado através das sementes de alta qualidade que vem sendo desenvolvidas para as mais variadas culturas. Mas para assegurar que toda essa tecnologia seja entregue ao produtor, é preciso testar, e muito, cada lote de sementes. E até mesmo antes disso, durante o processo de desenvolvimento de cultivares, muito se testa e avalia até chegar a um resultado final.

É preciso avaliar qualidade, aspectos fisiológicos, morfológicos e moleculares das sementes e o maior desafio está em realizar a análise deste complexo organismo vivo, protegendo sua integridade.  Para isso, são utilizados métodos não invasivos de análise, que garantem a possibilidade de analisar cada semente individualmente, sem causar alterações em sua estrutura, composição química ou atividade metabólica, ou seja, a semente é mantida nas mesmas condições antes de ser realizada a análise. Muito se evoluiu nos últimos anos sobre a análise das sementes, mas no Brasil ainda temos um longo caminho para que os avanços já existentes sejam amplamente utilizados pela indústria sementeira.

O pesquisador e Coordenador do Comitê de Tecnologias Avançadas da ISTA - International Seed Testing Association -, Bert Van Duijin, estará no país para discutir os “Avanços tecnológicos na avaliação da qualidade de sementes”. A palestra será proferida durante a abertura do XX Congresso Brasileiro de Sementes, que acontece de 7 a 10 de Agosto, em Foz do Iguaçu.

Segundo Bert Van Duijin, os avanços vão além, “os dados obtidos sobre a semente podem ser cruzados com a informação sobre seu desempenho na germinação e formação de plântulas”. Desta forma, é possível correlacionar diretamente o estado do embrião (e de toda a semente) com o resultado apresentado na germinação e na formação de plântulas. “Essas tecnologias podem fornecer ferramentas para melhorar os métodos e protocolos de teste da qualidade das sementes”, informa.

Dentre as tecnologias abordadas pelo pesquisador em sua palestra estarão: Imagem multiespectral e hiperespectral, Imagens em Raio X 2D e 3D, Medições individuais de respiração de sementes, Visualização de descarga de gás / eletrofotografia, Ressonância magnética nuclear (NMR) e Imagem de ressonância magnética (MRI).

Análise de Imagens e Qualidade de Sementes

O uso de imagem para a análise de sementes será abordado com detalhes durante o XX CBSementes, além da palestra de abertura, o painel “Análise de Imagens e sua aplicação na avaliação da qualidade da semente” promete tratar diferentes aspectos do tema.

Participam do painel a profª Dra Maria Laene de Carvalho, da Universidade Federal de Lavras, abordando o “Uso da análise de imagens na caracterização de sementes e plântulas” e o prof. Dr. Francisco Guilhen Gomes Júnior, da USP/ESALQ, discutindo o uso de “Microtomografia de Raios X e imagem por ressonância magnética para análise não destrutiva de sementes”.

Para Francisco Guilhen, o resultado de toda essa tecnologia, quando bem utilizada, é sentido no campo pelo produtor. “Os resultados da utilização de técnicas de análise de imagens pelas empresas produtoras de sementes são refletidos diretamente na disponibilização de sementes com alta qualidade. Os testes disponíveis para análise de imagens de sementes permitem avaliar os diferentes atributos que compõe a qualidade das sementes, ou seja, há garantia ao produtor de um material com alta pureza genética e varietal, livre de patógenos e de injúrias mecânicas e com alta germinação e vigor”, conclui.

O painel acontece na quinta-feira, 10 de agosto, às 8h30. Para os interessados em participar do Congresso, o prazo para se inscrever antecipadamente, garantindo desconto especial, encerra dia 26/07. Após essa data, as inscrições no local estarão sujeitas à disponibilidade de vagas.

Serviço: XX Congresso Brasileiro de Sementes 
07 a 10 de Agosto, Rafain Palace Hotel, Foz do Iguaçu - PR
Inscrições: www.cbsementes.com.br 
Informações: 43 3025-5223 ou [email protected]

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.