CI

Chineses desenvolvem arroz transgênico antioxidante

Também combate inflamações e possui propriedades antivirais e anticancerígenas


Cientistas chineses desenvolveram uma variedade geneticamente modificada (OGM) de arroz transgênico rico em antioxidantes. De coloração roxa, o grão rico em beta-caroteno e folatos (ácido fólico e sais) está sendo cultivado experimentalmente na Universidade Agrícola do Sul da China.

Trata-se da primeira iniciativa bem-sucedida em desenvolver uma espécie com antocianinas, que são substâncias que evitam possíveis danos causados pelo excesso de radicais livres no organismo. Além disso, essa pigmentação (que dá coloração entre o roxo e avermelhado a diversos vegetais) também combate inflamações e possui propriedades antivirais e anticancerígenas.

Líder do projeto, o professor Yao-Guang Liu e seus colegas iniciaram o projeto analisando as sequências genéticas de antocianinas em diversas variedades de arroz. Identificaram que esses genes não eram funcionais no arroz japonês e indiano – que não produzem a substância. 

Com base na análise, eles desenvolveram uma técnica de estaqueamento de genes para expressar oito antocianinas no endosperma. Os pesquisadores, que publicaram seus resultados na revista Molecular Plant, planejam agora desenvolver outros cereais enriquecidas com a substância atioxidante.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.