CI

Programa de qualidade de sementes visa maior produtividade das lavouras

Programa Sementes Premium


Com a intenção de proporcionar aos agricultores sementes de alta qualidade e que possam oferecer ganhos de produtividade, a Fundação Pró-Sementes desenvolveu o Programa Sementes Premium. Disponibilizado aos sementeiros de todo o país, o Programa atesta lotes que possuem qualidade fisiológica superior, com elevado percentual de germinação e vigor.  
 
Conforme esclarece o gerente da Unidade de Negócios de Certificação de Sementes da Fundação Pró-Sementes, Alexandre Levien, no caso das sementes de soja, são considerados lotes de qualidade superior aqueles que obtiverem germinação mínima de 90% e vigor mínimo de 80%, recebendo o selo de “Sementes Premium”. Já para as sementes de trigo, os lotes superiores deverão apresentar germinação de 95% e vigor de 85%. “Sementes de alta qualidade fisiológica têm emergência rápida e uniforme, com desenvolvimento de plântulas normais e formação de estande ideal para a cultura. Outra característica importante das sementes vigorosas é que seu desempenho será maior sob condições ideais e sob ampla diversidade de condições de ambiente, incluindo condições ótimas ou sob estresse. Sementes de alta qualidade são sementes vigorosas, que resultarão em plantas vigorosas e, consequentemente, plantas de alto desempenho”, esclarece Levien.
 
Entre as vantagens para o agricultor que optar pelas Sementes Premium, está a economia no custo de implantação da lavoura, já que sementes com maior germinação e vigor podem ser utilizadas em menor quantidade. Também irá contar com lavoura uniforme, com emergência e estande ideais, além do incremento de produtividade apontado em diversos estudos científicos já realizados. O gerente ainda ressalta como benefício a garantia e segurança para o agricultor. “O principal insumo do produtor é a semente, pois sem ela não temos nada. O produtor que colhe bem é aquele que investe em solo, implementos e manejo e, ao mesmo tempo, soube escolher uma boa semente, aquela de qualidade”, destaca.
 
Nos lotes com o selo de Sementes Premium, as análises de germinação e vigor são realizadas em momento mais próximo que os agricultores irão utilizar as sementes no campo. No Rio Grande do Sul, o Unilab Laboratório de Sementes de Passo Fundo é parceiro da Fundação Pró-sementes no Programa de Sementes Premium, sendo o laboratório responsável pelas análises dos lotes de sementes.
 
Podem participar do Programa os produtores de sementes inscritos no Registro Nacional de Sementes e Mudas – RENASEM. De posse dos certificados ou dos termos de conformidade, o produtor seleciona os lotes que pretende incluir no programa e, para efetivar a sua participação, assina um contrato de prestação de serviços.
 
Mais informações
Para informações sobre o Programa podem ser obtidas através do telefone (54)3314-8983 ou e-mail [email protected].

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.