CI

Syngenta confirma compra da Nidera Sementes

Negócio de sementes não interessou à chinesa Cofco


A chinesa COFCO e a Syngenta, anunciaram nesta segunda-feira (06.11) que a empresa suíça entrou em processo legal para adquirir a Nidera Sementes, que atualmente é de propriedade da Cofco. A finalização da transação terá de passar pelo aval de órgãos de órgãos a favor da concorrência de diversos países. Os valores do negócio não foram revelados pelas partes envolvidas.

Há cerca de dois meses, o Agrolink revelou que uma disputa entre Syngenta e Bayer pela Nidera Sementes. A chinesa Cofco havia comprado a unidade de sementes da Nidera porque havia comprado todo o grupo, que inclui a trading com presença forte em vários países, principalmente Europa e Argentina. O negócio de sementes não era o maior interesse da estatal chinesa e talvez explique a rápida venda da unidade.

A unidade de sementes começou a operar em 1988 e rapidamente se tornou uma referência no mercado. Foi a primeira sementeira a ter um transgênico aprovado na Argentina. Segundo fontes do mercado, a empresa vendeu aproximadamente seis milhões de sacas no Brasil, onde tem um participação de mercado de 8%, e quatro milhões na Argenitna, onde tem um mercado fiscalizado de 33% do total.

No milho, segundo fontes, vende um volume de 700 a 800 mil sacas na Argentina e 300 mil sacas no Brasil. Essa posição fez o negócio atrativo para qualquer companhia no setor interessada em expansão. Muito antes de ficar com a Monsanto, existiram boatos de que a Bayer fez consultas para o comprar o negócio de sementes da Nidera.

A Nidera foi fundada em 1920 em Roterdã (Holanda) e está na Argentina desde 1929. Nas vendas de grãos, teve uma receita de US$ 16,9 milhões com um volume de 47 milhões de toneladas em 2015.

A Syngenta recentemente também foi comprada por uma chinesa, a ChemChina.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.