CI

Análise de pressões em silo vertical de alvenaria de tijolos

Objetiva-se com este trabalho, determinar as pressões verticais e horizontais nas paredes e no fundo de um silo cilíndrico, com altura/diâmetro igual a 1 e comparar as pressões teóricas obtidas através de normas internacionais.


Objetiva-se com este trabalho, determinar as pressões verticais e horizontais nas paredes e no fundo de um silo cilíndrico, com altura/diâmetro igual a 1 e comparar as pressões teóricas obtidas através de normas internacionais. O silo foi construído em alvenaria de tijolos de 8 furos, fixando-lhe externamente nove cintas de aço. A metodologia e as técnicas aplicadas foram as indicadas pelas normas, com as devidas adaptações necessárias. Determinaram-se as propriedades de fluxo do produto na Máquina de Cisalhamento Direto Translacional (Jenike Shear Cell). Calcularam-se as pressões teóricas, de acordo com as recomendações das normas DIN 1055, ACI 313 e ISO 11697. O produto utilizado nos ensaios foi a areia, em razão da sua densidade ser aproximadamente duas vezes maior à maioria dos cereais. Para medição das pressões o silo foi instrumentado com 6 células de pressão, das quais 4 fixadas na parede e 2 no fundo do silo, além de conectadas a um sistema de aquisição de dados. Através da análise dos dados obtidos de forma experimental, juntamente com o conhecimento das propriedades do produto, conclui-se que o tipo de silo estudado apresenta potencial que permite a sua utilização para armazenamento de grãos nas propriedades rurais.

Veja o artigo na integra clicando aqui.

Autores: Marineide J. Diniz & José W. B. Nascimento

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.