CI

Expodireto 2011: milho Bt e soja com sistema STS são as grandes novidades

Produtores de milho e soja terão oportunidade de conhecer lançamentos CD


Desde 2000, a Cooperativa Central de Pesquisa Agrícola – Coodetec está presente em um dos mais respeitados eventos agrícolas do Brasil, a Expodireto Cotrijal, em Não-Me-Toque, no Rio Grande do Sul. Neste ano, de 14 a 18 de março, mais de 300 expositores estarão juntos para atender milhares de visitantes de várias partes do País. Os organizadores esperam reunir um público superior a 168 mil, número registrado na última edição da feira. Para atender essa demanda, a Coodetec preparou excelentes opções.

Milho - No estande da Cooperativa, que fica ao lado da praça de alimentação da Expodireto, o produtor rural encontrará as novidades CD para as próximas safras. Para quem produz milho, a Coodetec oferece híbridos convencionais, com tecnologia Bt e para silagem. Entre as parcelas de milho CD, os destaques são os híbridos CD 386Hx, CD 384Hx e CD 397YG. O primeiro, indicado para safra verão, é lançamento e garante boa sanidade foliar, excelente qualidade de colmo e bom empalhamento. “O produtor que optar pelo híbrido CD 386Hx, terá proteção contra duas pragas do milho: lagarta-do-cartucho e broca-da-cana. Ainda garantirá boa produtividade. É um milho de médio e alto investimento”, detalhou o gerente comercial da Coodetec, Marcelo da Costa Rodrigues.

Troca-Troca - A Coodetec disponibiliza, também, sementes de milho, através do programa Troca-Troca, destinado a mini e pequenos produtores rurais do Rio Grande do Sul. Neste ano, a grande novidade oferecida pela Coodetec, no Troca, será a tecnologia Bt. “Na próxima safra o híbrido precoce CD 397YG, estará disponível no programa”, comentou Rodrigues. Este milho, além de alta produtividade e sanidade foliar, possui maior volume de silagem com participação de grãos.

No estande da Coodetec, os pecuaristas ainda terão acesso à demonstração das melhores opções em híbridos para silagem. O supervisor de vendas da Coodetec, Jonathan Hilgert, garante que, para fazer silagem de milho com boa qualidade e com valor nutritivo, é importante utilizar híbridos adaptados à região. “Estaremos à disposição dos agricultores. Nosso portfólio possui excelentes opções para quem produz silagem e, quem nos procurar, receberá informações importantes para garantir rendimento nas propriedades.”

O produtor terá acesso ainda a híbridos convencionais de alto potencial produtivo, como o CD 393, que apresenta uniformidade de espigas, grãos duros e alaranjados e sanidade de colmo e raiz. “Temos opções desde o baixo até o alto investimento, para todas as regiões produtoras. Quem visitar nosso estande poderá comprovar e levar informações seguras para aumentar os ganhos nas próximas safras,” destacou Hilgert.

Soja - O sojicultor, que passar pela feira de Não-Me-Toque, terá acesso a quatro linhagens e a seis variedades comerciais, inclusive com a tecnologia STS. “As linhagens experimentais são precoces, de porte compacto, crescimento indeterminado, com boa tolerância ao acamamento. Apenas uma demonstração do que a Coodetec está pesquisando para lançar no mercado nas próximas safras”, antecipou o supervisor.

Nessa linha, algumas cultivares já estão disponíveis comercialmente. Esse é o caso da CD 249RR-STS. Com ela, o produtor de soja terá alto potencial produtivo, em semeadura na época normal, resistência ao acamamento e controle de plantas daninhas, como a buva, por exemplo. O sistema STS garante tolerância às sulfonilureias, o que possibilita utilizar herbicidas deste grupo químico no controle de plantas daninhas, resistentes ao glifosato e que comprometem até 40% da safra de soja.

Outro destaque nas parcelas de soja Coodetec é a cultivar precoce CD 248RR. Esta semente garante alto potencial produtivo, possui elevado peso e tamanho de grãos e é resistente ao acamamento. “A principal característica dessa cultivar é o porte baixo de plantas. É indicada principalmente para regiões altas e frias do Sul do Brasil”, explicou Hilgert.

Oportunidades Expodireto

Para o diretor executivo da Coodetec, Ivo Carraro, os produtores de soja e milho do Rio Grande do Sul, assim como de outras regiões do País, terão uma oportunidade única na Expodireto 2011. “São mais de 300 empresas juntas, destacando as últimas novidades para o agronegócio. Neste grupo, a Coodetec apresenta o que há de melhor no mercado em híbridos e cultivares, apostando na boa produtividade do agricultor gaúcho. A nossa preocupação é atender as demandas e necessidades do produtor, por isso vamos tirar dúvidas e indicar as melhores opções para cada propriedade.”

Prêmio - No dia 13 de março, a Coodetec receberá, Centro de Eventos de Carazinho, o Troféu Brasil – Expodireto, na categoria Excelência em Pesquisa. A solenidade de premiação será realizada às 20h30.
 
As informações são da assessoria de imprensa da Coodetec.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.