CI

Bayer: “Se agricultor não quer, não vamos investir em inovação”

Ampa solicita anulação da patente do algodão transgênico Bollgard II RR Flex


Foto: Marcel Oliveira

Os questionamentos judiciais sobre a patente da tecnologia Bollgard II provocou o adiamento do lançamento da tecnologia Bollgard III RR Flex para sementes de algodão, que estava prevista para esta safra 2019/20. A informação foi confirmada pelo presidente da divisão Crop Science da Bayer no Brasil, Gerhard Bohne.

“Se o próprio produtor, via suas associações, está processando a Bayer por ter patente, nós estamos chegando à conclusão de que o agricultor não quer inovação ou não quer pagar por inovação, e a reação da Bayer é não investir em inovação. Estamos aguardando o que vai sair desses processos. Vamos fazer áreas controladas, a tecnologia estará em alguns produtores, mas não estamos lançando este produto este ano”, declarou Bohne.

A decisão vem na esteira da judicialização proposta pela Ampa (Associação Mato-Grossense dos Produtores de Algodão). Segundo o processo que corre na Justiça Federal, foi solicitada a anulação da patente do algodão transgênico Bollgard II RR Flex com o argumento de que “não há inovação relevante” na tecnologia, sendo apenas uma combinação da segunda geração do Bollgard com o Roundup Ready, tolerante ao glifosato.

“Toda empresa que investe alguma coisa precisa de retorno, para isso existe patente intelectual. Você demora para trazer uma tecnologia para o mercado, tanto em biotecnologia como defensivos, em média 10 anos, com investimento de 200 milhões a 300 milhões de euros. Vamos continuar com todas as nossas atividades de pré-lançamento, que são as safras 2019/20 e 2020/21. Não estamos reduzindo nossos esforços no pré-lançamento da Intacta 2 Xtend. Não tem mudança de planos ainda”, conclui Bohne.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.