CI

Brasil precisa abrir pesquisa e trazer avanços em sementes

Congresso Brasileiro de Sementes reuniu mais de 1.200 participantes de todos os elos da cadeia sementeira


“É preciso abrir os horizontes para novas necessidades de pesquisa, para a possibilidade de parceria com instituições nacionais e internacionais, que podem trazer avanços para a ciência de semente no Brasil, para que se busque inovações e possamos contribuir para a produção de semente de alta qualidade e consequentemente a agricultura do país”. Essa foi a afirmação de Francisco Krzyzanowski, presidente da Abrates (Associação Brasileira de Tecnologia de Sementes) no encerramento da vigésima edição do Congresso Brasileiro de Sementes.

O envento, que encerrou nesta quinta-feira (10.08) em Foz do Iguaçu, reuniu mais de 1.200 participantes de todos os elos da cadeia sementeira nacional. Nos quatro dias de Congresso, academia, pesquisa, produtores de sementes, agricultores e indústria estiveram debruçados sobre os maiores gargalos da cadeia sementeira e buscaram soluções para desafios como o combate à pirataria de sementes; a necessidade de atualização da Lei de Proteção de Cultivares (LPC) e regulamentação para inovações em biotecnologia, como as CRISPRs.

Os avanços tecnológicos e necessidade de avanço para a pesquisa de sementes também foram pontuados. Assuntos como métodos de análise não invasivos; biotecnologia e as novas possibilidades de edição genômica; novos olhares sobre o conceito de Vigor e a necessidade de se estabelecer métodos para culturas como trigo e forrageiras, são pontos a serem olhados nos próximos anos da pesquisa de semente.  

Foram 797 trabalhos apresentados, 20 palestras e painéis e mais de 40 empresas expondo soluções e inovações que já estão disponíveis no mercado para o produtor de semente e para o agricultor. Além disso, na quinta-feira, foram realizados simultaneamente, o III Simpósio Brasileiro de Espécies Forrageiras, o XIV Simpósio Brasileiro de Patologia de Sementes e o IX Simpósio Brasileiro de Tecnologia de Sementes Florestais.

Confira a entrevista de Francisco Krzyzanowski, que também é pesquisador da Embrapa Soja, ao Agrolink durante o evento:

Com informações da Assessoria de Imprensa do CBSementes

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.