CI

Entidades se unem por setor sementeiro

Fiscalização, legislação e comercialização do setor são temas principais


Foto: Marcel Oliveira

Entidades representantes do setor sementeiro brasileiro formalizaram uma parceria para atuar em pautas importantes em comum. A  Associação Brasileira dos Produtores de Sementes de Soja (ABRASS), a Associação Brasileira de Sementes e Mudas (ABRASEM) e a CropLife Brasil (CLB) estiveram reunidas para traçar o plano de trabalho. 

Entre as pautas que afetam e que possuem grande relevância não só para a cadeia das sementes, mas sobre tudo para a produção agrícola brasileira, foi tratado um alinhamento, principalmente, no que diz respeito à fiscalização, legislação e comercialização do setor.

“Este é um marco importante para o início de uma longa trajetória de trabalhos e demandas relativas ao setor de produção de sementes do país, visando à busca da melhoria em todos os processos legislativos e comerciais acarretando benefícios para agricultura brasileira”, enfatizou o presidente da ABRASS, Gladir Tomazelli.

As entidades definiram que o trabalho será realizado em comissões, que serão responsáveis pelos registros de dados e resultados que mostrem a potência desta representatividade no agro nacional e internacional.

“Estamos neste setor de sementes há 50 anos e a nossa preocupação sempre foi com o associativismo, a força e o poder que exercemos até aqui para conseguir esse espaço. O que não podemos perder é esse espaço conquistado. Se as coisas estão se encaminhando do jeito que estão é porque esse comitê tem trabalhado exaustivamente. Acredito que todos nós temos pessoal capacitado, formamos uma equipe invejável para construir essa parceria”, reforçou o presidente do Conselho de Administração da ABRASEM, Cláudio Manuel da Silva.

Dentro deste cenário de movimento cooperativo da indústria de sementes, as instituições estabeleceram encontros recorrentes para fomentar o reconhecimento e valorização de suas conquistas e ações.

“Acredito fielmente neste espírito de associativismo como instrumento vital para alcançarmos maior expressão social, política, jurídica e econômica no agronegócio”, afirmou o presidente da CropLife Brasil, Christian Lohbauer.

O setor de sementes no Brasil movimenta R$ 10 bilhões ao ano no Brasil, que tem a terceira maior indústria do mundo, atrás de Estados Unidos e China. Um dos desafios está em combater a pirataria. Somente em 2018 os prejuízos foram de mais de R$ 2 bilhões ao agronegócio brasileiro com sementes ilegais.
 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.