CI

Estamos em uma “revolução no tratamento de sementes”

"Tratamento tradicional ‘on farm’ deixa de utilizar tudo que já se desenvolveu"


“Nós estamos em uma revolução no tratamento de sementes. Aquele tratamento tradicional, chamado ‘on farm’, que era feito pelos próprios agricultores, já evoluiu bastante. É um tratamento de alta tecnologia, mas que deixa de utilizar tudo que já se desenvolveu”. A afirmação é do diretor Financeiro do CCAS (Conselho Científico Agro Sustentável), José Otávio Menten.

Em entrevista ao Portal Agrolink, ele ressaltou que o tratamento industrial de sementes é feito em locais apropriados, que são centros dedicados a isso, usando os melhores equipamentos, os melhores produtos e pessoas extremamente treinadas. “Isso traz uma grande vantagem para quem está fazendo essa operação, menor exposição a efeitos colaterais e à semente uma qualidade melhor”, garante.

“Nós estamos, em uma operação, colocando os tradicionais defensivos químicos, mas também já podemos colocar diversos produtos biológicos, além de micronutrientes – terminando essa operação com polímeros e pó secante – que garantem a adesão dos produtos”, explicou o também engenheiro agrônomo e professor da ESALQ/USP.

De acordo com ele, isso garante uma perda muito menor, tanto por poeira como por abrasão, o que além de garantir que os produtos fiquem nas sementes, diminui muito a chance de contaminação de quem está fazendo o tratamento e de quem vai trabalhar com essa semente tratada na semeadura.

Menten participa do XX Congresso Brasileiro de Sementes, que se realiza esta semana em Foz do Iguaçu/PR. O conselheiro do CCAS será moderador no Painel “Tratamento de Sementes 2”, que faz parte da programação do XIV Simpósio Brasileiro de Patologia de Sementes nesta quinta-feira (10.08). Confira ainda, na entrevista, se os custos do tratamento industrial de sementes valem o investimento. 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.