CI

Nova cultivar de arroz atinge quase 15 mil kg/ha

Tem ampla adaptabilidade e permite o cultivo nas diferentes regiões do Brasil


Foto: Eliza Maliszewski

Uma parceria entre a Embrapa Arroz e Fejão e sementeiros do Tocantins, as empresas Sementes Simão, Uniggel Sementes e Brazeiro Sementes, resultou em uma nova cultivar de arroz irrigado para a região produtora do Estado.

A BRS A704 tem ciclo médio, sendo cerca de 128 dias da emergência à maturação dos grãos, podendo variar até 135 dias (o tempo entre a emergência e o florescimento fica em torno de 96 dias), e apresentou excelente potencial produtivo, atingindo 14.986 kg por ha (observado no Rio Grande do Sul, na safra 2019/20), com produtividade média de 9.414 kg por ha,

Além do Tocantins a cultivar tem ampla adaptabilidade, que, sob irrigação por inundação, permite o cultivo nas diferentes regiões do Brasil, sendo recomendada também para os estados de Goiás, Maranhão, Piauí, Rio Grande do Sul, Roraima e Santa Catarina. 

Produto tipo longo fino e qualidade premium, a cultivar apresenta tolerância ao acamamento, mesmo em altas doses de adubação nitrogenada (até 150 kg N/ha), o que contribui para maior produtividade de grãos, baixa porcentagem de área gessada e elevado rendimento de inteiros, com média de 67%, superior à desejada atualmente pela industria (62%). Isso permite, ainda, atraso na colheita até os 15% de umidade, o que assegura o produtor contra prejuízos provocados pela queda abrupta na porcentagem de grãos íntegros que algumas cultivares do mercado apresentam.

Testes realizados na Cozinha Experimental da Embrapa Arroz e Feijão destacaram os atributos culinários da BRS A704, resultando em grãos soltos e macios após a cocção, qualidades bastante apreciadas pelo consumidor brasileiro.

A BRS A704 foi desenvolvida com 14 fontes de resistência a brusone que, juntas, somam 45% da sua base genética. As cultivares recomendadas para a região tropical sofrem pressão nesse ambiente, principalmente pelas raças do fungo causador dessa doença, o que faz com que sejam curtos seus ciclos de vida de mercado. Por isto, existe uma grande expectativa de contribuição com esse lançamento.

Atualmente, BRS Pampeira e BRS Catiana ocupam cerca de 85% da área plantada com arroz no Tocantins e a estratégia da Embrapa é somar a presença da BRS A704 com essas outras de ciclo médio e de mesma aptidão para entrega de grãos premium, com o objetivo de ampliar a diversificação dessa base genética. Nesse sentido, a Embrapa sugere um “mosaico” nas áreas de produção com essas três cultivares, uma vez que podem ser manejadas semelhantemente, visando a evitar que determinada raça do fungo causador de brusone predomine nas lavouras e, assim, possa "quebrar” sua resistência.

A variedade será lançada, oficialmente, durante a Feira Agrotecnológica do Tocantins (Agrotins), que acontece de forma digital, entre os dias 15 a 18 de junho. O lançamento ocorre pandemia no dia 16 de junho, às 13h10.
 
 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.