CI

Nova cultivar de soja é ideal para região fria

Lançamento da Embrapa se destaca por sanidade e produtividade acima de 100 sacas/ha


Foto: Marcel Oliveira

A Embrapa está apresentando a cultivar. A variedade de soja é recomendada para a região fria do Brasil, principalmente pela resistência à podridão radicular de fitóftora, problema recorrente nas lavouras da Região Sul. A doença causa a morte inicial das plantas  e é recorrente em solos com alta umidade e sem rotação de cultura. Além da sanidade de raíz, a alta produtividade da cultivar também resulta do elevado peso de mil grãos (PMG 210 g), em plantas de porte médio que apresentam vagens com quatro grãos.  O potencial de rendimento da soja está acima de 100 sacas por hectare.

A indicação é para os estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e regiões frias do Paraná e São Paulo. De acordo com o pesquisador da Embrapa Trigo, Paulo Bertagnolli, um dos diferenciais da cultivar BRS 5804RR é a amplitude de semeadura, adaptada a plantios tanto no início quanto no final da época recomendada, quando demonstrou diferencial significativo em produtividade comparada a outros materiais de mesmo ciclo. “A cultivar foi testada em 22 locais durante três anos e mostrou-se realmente superior às testemunhas, com rendimentos que ultrapassaram os 6 mil kg/ha”, conta o pesquisador, lembrando que a ampla janela de semeadura permite o escalonamento de plantio ou mesmo o replantio em situações de adversidade climática.

Nos últimos 20 anos, a taxa de crescimento da área de soja no Rio Grande do Sul foi 3,9% enquanto que a produção cresce 10,4% a cada ano.  O incremento na produtividade foi de 57,5 kg/ha por ano. Atualmente, são cultivados 5,8 milhões de hectares de soja no RS, com 134 cultivares disponibilizadas por seis obtentores, os quais correspondem 90% do mercado. 

*Com informações da Embrapa

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.