CI

Novo arroz poderá ser irrigado com água do mar

200 milhões de pessoas podem ser beneficiadas


Uma equipe de cientistas da China desenvolveu vários tipos de arroz que podem ser cultivados com água do mar, criando potencialmente alimentos suficientes para 200 milhões de pessoas. Os pesquisadores têm tentado cultivar o grão em água salgada durante décadas, mas só agora desenvolveram variedades que poderiam ser comercialmente viáveis.

As novas variedades de arroz se cultivaram em um campo perto da localidade costeira em Qingdao, no leste da China, na província de Shandong. Foram semeados 200 tipos diferentes do grão para investigar qual cresceria melhor em condições salgadas.

A água do mar se bombeava para os campos, se diluía e logo se canalizava em arrozais. Os cientistas esperavam produzir 4,5 toneladas de arroz por hectare, mas superam as expectativas e em um caso conseguiram até 9,3 toneladas por hectare. “Os resultados dos testes superaram as nossas expectativas”, afirmou Xinhia Liu Shiping, professor de agricultura da Universidade de Yangzhou.

Há cerca de um milhão de quilômetros quadrados de terra na China onde os cultivos não crescem devido à alta salinidade. Os cientistas esperam que o desenvolvimento do novo arroz permita que algumas destas áreas se utilizem para a agricultura. Se um décimo destas áreas fosse plantado com arroz, se poderia produzir 50 milhões de toneladas de alimentos, o que é suficiente para alimentar 200 milhões de pessoas.

O novo tipo de arroz foi desenvolvido por uma equipe dirigida por Yuan Longping, de 87 anos, que passou décadas tentando desenvolver arroz que cresça em diferentes condições.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.