Pesquisadores descobrem forma de melhorar qualidade de grão

Mutação de gene melhorou a uniformidade da formação

Pesquisadores de genética de cereais da divisão de Ciência de Plantas da Universidade de Dundee e do Centro Internacional da Cevada examinaram o controle genético de formação de grãos, especificamente o papel do gene chamado de VRS3. Eles descobriram que uma mutação neste gene melhorou a uniformidade da formação dos grão nas cevadas de seis ramos.

O Doutor Hazell Bull, um dos líderes do estudo, comentou o 'paper' que foi publicado na revista Nature Communications. "Esse paper representa oito anos de trabalho, identificando o gene VRS3 e avaliando o potencial de melhora para a lavoura de cevada. Estamos satisfeitos que a nossa descoberta pode trazer benefícios reais em termos da reprodução comercial da cevada de seis ramos", disse Bull.

O estudo também destaca a natureza ampla do funcionamento da cevada e os efeitos do VRS3 e os estudos detalhados das moléculas através da avaliação agronômica no campo. "A uniformidade é muito importante no processamento do grão depois da colheita para produzir malte de alta qualidade. Essa descoberta tem um grande potencial de beneficiar tanto a indústria como os produtores", disse Colin West, presidente do Hub Internacional da Cevada.

"Um tamanho mais uniforme leva a uma absorção de água mais consistente e secagem mais consistente e formação de cor. Todas essas mudanças ajudam na produção de um malte de maior qualidade e um malte que é mais adequado para as malterias e cervejarias. Se essa mutação for combinada com outras quantidades de malte, o que levará a mais investimentos de longo prazo e mais opções aos produtores", afirmou West.