CI

Trigo transgênico: CTNBio pede mais informações

Biotecnologia está sendo testada por entidades nacionais de pesquisa


Foto: Pixabay

Foi adiada a decisão sobre a liberação comercial do primeiro trigo transgênico no Brasil, que estava programada para ser apreciada durante a 242ª reunião ordinária da Comissão Técnica Nacional de Biossegurança (CTNBio), realizada no último dia 10 de Junho. A TMG (Tropical Melhoramento Genético), parceira no Brasil da criadora do trigo HB4, a argentina Bioceres, informou ao Agrolink que a decisão foi adiada porque a CTNBio solicitou mais informações. Confira o comunicado:

Nota de esclarecimento

A Bioceres recebeu na quinta-feira (10), da CTNBio – Comissão Técnica Nacional de Biossegurança, pedido de informações para dar o aval para o trigo HB4®. Esse aval é referente à comercialização do trigo produzido na Argentina. A informação pelo órgão federal foi dada à TMG – parceira da Bioceres no Brasil para assuntos regulatórios do trigo HB4® e no desenvolvimento de cultivares de soja HB4®.

O plantio de sementes de trigo HB4® ainda não está aprovado no Brasil. No momento, a biotecnologia está sendo testada por entidades nacionais de pesquisa, para desenvolver cultivares adaptados às condições climáticas e ao solo brasileiro. Para a produção do trigo HB4® no Brasil, é preciso – além da aprovação dos órgãos competentes - investimentos em cultivo e em rastreabilidade, que estão no horizonte da companhia e serão realizados nos próximos anos.

A tecnologia HB4® está em desenvolvimento há 18 anos. Confere maior tolerância à seca, com isso, regiões brasileiras que possuem déficit hídrico poderão produzir trigo. Além disso, o cultivo do cereal poderá ser uma alternativa de rotação de cultura para algumas localidades, como o Centro Oeste e o Nordeste, expandindo a área da cultura. 

Outro ponto central para companhia é o foco na redução da pegada de carbono, em consequência do sistema de cultivo de agricultura regenerativa. A proteína HB4® tem um longo histórico de uso seguro, diferentes estudos realizados por instituições de referência comprovam que o Trigo HB4® é substancialmente equivalente ao convencional em análises funcionais, nutricionais e de composição.

O HB4® foi liberado na Argentina pelos órgãos reguladores em outubro de 2020. O país vizinho, regulamenta os avanços e desenvolvimentos em biotecnologia agrícola para garantir que os Organismos Geneticamente Modificados (OGM) sejam seguros para o agroecossistema e adequados para o consumo humano e animal. O trigo HB4® foi submetido a múltiplas instâncias argentinas para verificação de sua segurança, do ponto de vista ambiental pela Comissão Consultiva Nacional de Biotecnologia Agrícola (CONABIA), consumo humano e animal pelo Serviço Nacional de Segurança Alimentar e Qualidade (SENASA) e impacto produtivo e comercial pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Pesca (MINAGRI).

Nesse sentido, a tecnologia HB4®, resultante de modificações genéticas, vem sendo avaliada por autoridades regulatórias em diversos países há mais de 10 anos. Essas avaliações têm como objetivo especial garantir que os OGM sejam seguros para o agroecossistema e adequados para o consumo humano e animal.

Atualmente, os processos regulatórios do trigo HB4® estão em andamento em vários países, como Bolívia, Uruguai, Paraguai, Estados Unidos, Colômbia, Indonésia, África do Sul e Austrália.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.