CI

Conheça as principais pragas de grãos e sementes armazenados

Vamos conhecer as características das principais pragas de grãos e sementes armazenadas!


Foto: Leonardo Gottems

Um dos principais pontos para se manter a qualidade dos grãos e sementes armazenados é o controle de pragas. Estes organismos prejudicam o produto tanto na qualidade quanto na quantidade final. Para o controle destes organismos, deve-se realizar o manejo integrado de pragas de grãos e sementes armazenadas.

As pragas podem ser primárias ou secundárias. As pragas primárias atacam os grãos e sementes sadias, podendo ser pragas primárias internas (penetram dentro dos grãos e se alimentam do seu interior) ou externas (destroem a parte exterior do grão e se alimentam da parte interna sem penetrar nesta). Já as pragas secundárias atacam somente grãos danificados ou quebrados, não conseguindo atacar grãos sadios.

Conhecer as características e danos de cada praga é fundamental para se adotar a melhor forma de controle. Para isso, vamos conhecer as características das principais pragas de grãos e sementes armazenadas!

 

Rhyzopertha dominica (Gorgulho dos cereais)

É uma praga primária com elevado potencial de destruição em grãos de trigo, podendo destruir cerca de 5 a 6 vezes o seu peso em uma semana, além de possuir alta incidência e grande dificuldade de se evitar os prejuízos, sendo assim considerada a principal praga de pós-colheita de trigo no Brasil.

Os danos são causados tanto por adultos quanto por larvas, deixando os grãos perfurados e com a presença de resíduos na forma de farinha. Além do trigo, a praga causa danos em cevada, triticale, aveia e arroz, e adapta-se facilmente a diversas condições climáticas.

O gorgulho dos cereais é um besouro com coloração castanho-escura, corpo cilíndrico e cabeça globular, que possui de 2,3 mm a 2,8 mm de comprimento quando adulto. As pupas possuem coloração inicial branca, tornando-se castanhas próximo à emergência dos adultos, quando possuem cerca de 3,9 mm de comprimento. Já a forma larval possui coloração branca com cabeça escura, possuindo cerca de 2,8 mm quando desenvolvidas. Os ovos são inicialmente brancos, e posteriormente tornam-se rosados e opacos, com cerca de 0,6 mm de comprimento e 0,2 mm de diâmetro, e são colocados em grupos ou isolados, em fendas ou rachaduras de grãos.

 

 

As fêmeas podem colocar cerca de 250 ovos, dependendo das condições de temperatura e umidade e da qualidade do alimento. Os adultos podem durar até 29 dias com temperaturas médias de 30ºC e umidade relativa de 70%. As larvas duram cerca de 22 dias, e as pupas 5 dias. Assim, o ciclo de vida da praga totaliza cerca de 60 dias.

 

Sitophilus oryzae Sitophilus zeamais (Gorgulho do milho)

Trata-se de duas espécies de gorgulhos muito semelhantes entre si, diferenciando-se apenas pela genitália. As duas espécies podem ocorrer ao mesmo tempo nos grãos ou sementes.

É uma praga primária interna bastante importante, pois pode infectar tanto os grãos no campo quanto no armazém, além de apresentar alto potencial de reprodução e possuir muitos hospedeiros, como milho, trigo, arroz, cevada e triticale. Tanto a larva como o adulto são prejudiciais. A postura dos ovos é feita nos grãos e sementes. As larvas se desenvolvem, empupam e se transformam em adultos ainda no grão / semente, causando redução de peso e de qualidade do produto. 

Os adultos possuem coloração castanho-escura, com manchas mais claras nos élitros, e com 2,0 mm a 3,5 mm de comprimento, e possuem a cabeça projetada à frente, com forma de rostro curvado.

 

 

As larvas possuem coloração amarelo-clara e cabeça marrom-escura, já as pupas possuem coloração branca. As fêmeas colocam em média 282 ovos.

 

Tribolium castaneum (Besouro castanho)

Trata-se de uma praga secundária, ou seja, depende do ataque de outras pragas para se instalar nos grãos armazenados. A praga se alimenta dos grãos quebrados, farinhas e rações, e pode causar altos prejuízos, causando a deterioração dos produtos.

Os adultos são besouros com coloração castanho-avermelhado, com 2,3 a 4,4 mm de comprimento, com corpo achatado e duas depressões transversais na cabeça. As larvas possuem coloração branco-amarelada, com formato cilíndrico e aproximadamente 7 mm de comprimento. As fêmeas colocam entre 400 e 500 ovos nos grãos, sacarias ou em fendas nas paredes.

 

Lasioderma serricorne (Besourinho do fumo)

É uma praga de fumo armazenado que começou a ocorrer com mais frequência em grãos e sementes de cereais e oleaginosas (como a soja) armazenados, além de atacar também frutos secos, condimentos, farelos, farinhas, massas biscoitos e rações. A praga está presente em todas as regiões e estados produtores do Brasil, e possui elevado potencial de destruição de alguns produtos armazenados como grão de soja.

As larvas do besourinho possuem coloração branco-leitosa, são recobertas por pelos finos e escavam os grãos / sementes fazendo galerias. Após a eclosão, são ágeis e escavam rapidamente. As pupas possuem coloração parecida com as larvas. Já os adultos são besouros com corpo em forma oval, medindo 2 a 4 mm de comprimento e com coloração castanho-avermelhada, recoberto por pelos claros. Possuem antenas salientes e dentadas. Os adultos duram até 20 dias e não se alimentam. O ciclo completo da praga dura de 30 a 90 dias.

No fumo, as fêmeas podem colocar os ovos em fendas nos fardos ou nos charutos, mas não nas folhas de fumo no campo. Na soja, perfuram sementes e grãos armazenados, reduzindo a qualidade dos produtos.

 

Oryzaephilus surinamensis (besouro)

Trata-se de uma praga secundária, ou seja, ataca apenas grãos quebrados, fendidos ou restos de grãos. Causam bastante dano quando ocorrem em grande densidade populacional, causando grande elevação da temperatura. Esse besouro é bastante tolerante a inseticidas químicos, sendo uma das primeiras espécies a colonizar a massa de grãos após a aplicação desses defensivos.

É uma praga que ocorre em produtos armazenados, e está presente em todas as regiões de produção de grãos do Brasil, tendo preferência por regiões de climas quentes. Pode atacar os grãos de diversas culturas como arroz, milho, trigo, soja, aveia, cevada, frutos secos etc. Também pode infestar estruturas de armazenamento (moegas, máquinas de limpeza, elevadores, túneis, secadores etc.).

O besouro possui o corpo achatado, alongado (cerca de 1,7 a 3,3 mm), com coloração vermelho-escura. Possui seis dentes laterais que permitem sua identificação. As fêmeas colocam os ovos em orifícios nos grãos ou no interior da massa de grãos, e podem colocar até 352 ovos em condições favoráveis.

 

Cryptolestes ferrugineus (besouro / escaravelho)

É uma praga secundária importante no armazenamento de milho, soja, arroz, trigo, cevada, aveia, nozes e frutos secos, além de poder infestar também estruturas de armazenamento (moegas, máquinas de limpeza, elevadores, túneis, secadores, fundos de silos etc.).

O besouro penetra e destrói grãos quebrados, rachados e fendidos, consumindo os grãos, restos de grãos, farinhas etc, causando aumento da temperatura da massa de grãos e deterioração. A praga possui tolerância a diversos inseticidas, reaparecendo rapidamente nos produtos armazenados após os tratamentos. Dessa forma, deve-se avaliar o potencial de dano da praga, considerando a sua facilidade de reprodução e nível de resistência aos inseticidas.

São pequenos besouros (com aproximadamente 2,5 mm de comprimento), com corpo achatado e antenas longas. Possuem coloração marrom-avermelhada-pálida e grande facilidade de deslocamento. Os ovos são colocados na superfície ou no interior da massa de grãos, e cada fêmea pode colocar entre 300 e 400 ovos. O ciclo de vida pode variar de 17 a 100 dias dependendo das condições de temperatura e umidade da massa de grãos, e possui alto potencial de reprodução.


Inseto adulto de Cryptolestes ferrugineus. Imagem: Irineu Lorini / Embrapa.

No Brasil ocorre em todas as regiões produtoras de grãos e sementes, geralmente associada com a ocorrência de outras pragas de produtos armazenados nas regiões com climas mais quentes do país.

 

Acanthoscelides obtectus (caruncho-do-feijão)

Trata-se de uma praga primária de produtos armazenados, que ataca principalmente leguminosas como feijão, presente tanto em regiões temperadas como tropicais, em condições de baixa umidade. Os prejuízos nos grãos / sementes incluem a perda de peso, redução da qualidade nutricional e poder germinativo, introdução de contaminantes secundários (fungos, micotoxinas) etc. As larvas possuem rápido desenvolvimento, podendo causar danos severos.

Os adultos possuem cerca de 2 a 4 mm de comprimento, com coloração pardo-escuros e pontuações avermelhadas no abdome, pernas e antenas, e possuem um espinho ventral nos fêmures posteriores. As fêmeas são maiores do que os machos. Como os adultos voam, a infestação pode se iniciar no campo por carunchos vindo dos armazéns, e as larvas se alimentam dos grãos em maturação, porém, os adultos não se alimentam e possuem vida curta. O ciclo de vida pode ser completado em 23 dias, tendo a espécie grande potencial de desenvolvimento.

As larvas possuem coloração branca, forma curvada e corpo robusto, e são encontradas no interior dos grãos e sementes. O empupamento ocorre no interior das sementes broqueadas, durando entre 8 e 25 dias.

Os ovos são colocados nas vagens no campo ou diretamente nas sementes e grãos armazenados. Cada fêmea pode colocar, em média, 40 a 60 ovos, e as larvas duram entre 12 e 150 dias, a depender das condições ambientais. Condições próximas a 30ºC e 70% de umidade relativa são ótimas para o desenvolvimento das larvas. 

 

Sitotroga cerealella (traça dos cereais)

Trata-se de uma praga primária (que ataca grãos inteiros), que afeta a superfície da massa de grãos, destruindo os mesmos, causando prejuízos no peso e na qualidade destes. Além dos grãos, atacam farinhas, deteriorando este produto.

Os adultos são mariposas que possuem 6 a 8 mm de comprimento e 10 a 15 mm de envergadura, com asas anteriores franjadas, com cor palha, e asas posteriores com franjas menores e coloração mais clara. Os adultos vivem de 6 a 10 dias, e as fêmeas colocam os ovos sobre os grãos, principalmente nos quebrados e/ou fendidos, colocando de 40 a 280 ovos, dependendo do substrato.

As larvas penetram no interior dos grãos, se alimentando e completando a fase larval por cerca de 15 dias. As larvas são brancas, com mandíbulas escuras, e podem atingir cerca de 6 mm de comprimento. Já durante a fase de pupa, o inseto possui coloração inicial branca, progredindo para marrom-escura próximo à emergência. O período de ovo a adulto dura 30 dias em média.

 

Plodia interpunctella (traça indiana da farinha)

Trata-se de uma praga primária externa, de superfície de massa de grãos. Não ocorrem muitos prejuízos no trigo e no milho armazenados a granel, pois os danos são limitados à superfície exposta da massa de grãos. Os danos são mais elevados em grãos armazenados em sacaria devido a maior superfície exposta.

Os adultos são mariposas com aproximadamente 20 mm de envergadura, cabeça e tórax com coloração pardo-avermelhada, asas anteriores com dois traços avermelhados e o terço basal acinzentado. As larvas possuem coloração branca com algumas partes rosadas e formam um casulo de seda para empupar quando desenvolvidas, fazendo-o em fendas de parede e bordas de sacaria.

A fêmea pode colocar entre 100 e 400 ovos na superfície dos grãos, e o período de desenvolvimento de ovo a adulto dura cerca de 28 dias.

 

Ephestia kuehniella (traça dos cereais)

Trata-se de uma praga secundária cujas larvas se desenvolvem sobre os resíduos de grãos e farinhas formados pela ação de pragas primárias. Os danos causam redução da qualidade dos grãos e das sementes. A traça penetra dentro dos lotes de sementes, colocando os ovos nas costuras da sacaria.

A traça-dos-cereais ocorre em todas as regiões produtoras de grãos no Brasil, sendo relatado em cacau, fumo, vegetais desidratados, frutos secos, cereais e oleaginosas. Os grãos e sementes mais atacados são de milho, soja, trigo, sorgo, arroz, cevada e aveia. Além disso, a praga também pode atacar produtos como chocolates, biscoitos ou barras de cereais. Desde que haja disponibilidade de alimento, a praga pode ocorrer durante o ano todo no armazenamento.

Os adultos são mariposas com coloração parda, medindo cerca de 20 mm de envergadura, asas anteriores estreitas e longas com coloração acinzentada e manchas transversais cinza-escuras. Já as asas posteriores são mais claras.

As fêmeas podem colocar 200 a 300 ovos. As larvas são rosadas, com pernas e cabeça castanhas, podem atingir até 15 mm de comprimento, e tecem um casulo de seda onde irão empupar. O período de ovo a adulto dura cerca de 40 dias.

 

Anderson Wolf Machado - Engenheiro Agrônomo

 

Referências:

ALMEIDA, A. A.; POY, L. D. A. Reprodução de Rhyzopertha dominica (F., 1792) (Coleoptera, Bostrychidae) em grãos inteiros e partidos, de cultivares de trigo, de textura vítrea e suave. Revista Brasileira de Entomologia, v. 38, p. 599-604, 1994.

BECKEL, H. S.; LORINI, I.; LAZZARI, S. M. N. Rearing method of Oryzaephilus surinamensis (L.) (Coleoptera, Silvanidae) on various wheat grain granulometry. Revista Brasileira de Entomologia, v. 51, n. 4, p. 501-505, 2007.

BOOTH, R. G.; COX, M. L.; MADGE, R. B. IIE guides to insects of importance to man 3. Coleoptera. Wallingford: CAB International, 1990. 384p.

FERRI, G. C.. Aspectos biológicos de Lasioderma serricorne (Fabricius, 1792) (Coleoptera: Anobiidae) em soja. 2014. 47 f. Dissertação (Mestrado em Agronomia), Programa de Pós-Graduação em Agronomia, Centro de Ciências Agrárias, Universidade Estadual de Londrina, Londrina.

FRANÇA-NETO, J. B.; LORINI, I.; KRZYZANOWSKI, F. C.; HENNING, A. A.; MALLMANN, C. A. Ocorrência de contaminantes em grãos e sementes de soja armazenados em diversas regiões brasileiras. In: REUNIÃO DE PESQUISA DE SOJA DA REGIÃO CENTRAL DO BRASIL, 31., 2010, Brasília, DF. Resumos... Londrina: Embrapa Soja, 2010. p. 467-469.

LORINI, I. Manejo integrado de pragas de grãos de cereais armazenados. Passo Fundo: Embrapa Trigo, 2008. 72 p.

LORINI, I. Insetos que atacam grãos de soja armazenados. In: HOFFMANN-CAMPO, C. B., CORRÊA-FERREIRA, B. S.; MOSCARDI, F. Soja: manejo integrado de insetos e outros artrópodes-praga. Brasília, DF: Embrapa, 2012. p. 421-444.

GALLO, D.; NAKANO, O.; SILVEIRA NETO, S.; CARVALHO, R. P. L.; BATISTA, G. C.; BERTI FILHO, E.; PARRA, J. R. P.; ZUCCHI, R. A.; ALVES, S. B.;VENDRAMIM, J. D.  Manual de entomologia agrícola. 2. ed. São Paulo: Agronômica Ceres, 1988. 649 p.

PEREIRA, P. R. V. S. Principais insetos que atacam grãos armazenados. In: SIMPÓSIO DE PROTEÇÃO DE GRÃOS ARMAZENADOS, 1993, Passo Fundo, RS. Anais... Passo Fundo: Embrapa-CNPT, 1993. p.104-116.

POY, L. de A. Ciclo de vida de Rhizopertha dominica (Fabricius, 1972) (Col., Bostrychidae) em farinhas e grãos de diferentes cultivares de trigo. 1991. 135 f. Tese (Mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Curitiba.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.