CI

Cultura GM enriquecida com Ômega-3 é testada na Europa

Variedade é alternativa para aumentar o teor nutricional dos peixes de cativeiro


Cientistas britânicos devem testar em campo, ainda nesta safra, culturas transgênicas enriquecidas com nutrientes. Para a pesquisa, foram introduzidos genes responsáveis pela produção do ômega-3 na camelina, planta da família do linho. O resultado foi uma variedade que produz este composto em suas sementes.


A camelina transgênica é um exemplo de uma nova geração de vegetais GM, cujas transformações têm como objetivo contribuir para a melhora na saúde das pessoas. Se os testes de campo forem bem sucedidos, a planta será usada como ração para peixes. Segundo o professor do Instituto de Pesquisa Rothamsted, Jonathan Napier, ela também poderá ser utilizada como aditivo na produção de iogurtes, margarinas ou como suplemento alimentar.

 “A quantidade de Ômega-3 encontrada na carne desses animais está diretamente relacionada com suas dietas”, explica Napier. “No mar, como há abundância de microalgas, eles conseguem esse nutriente com facilidade, mas, quando criados em ambientes fechados, a quantidade desse composto é reduzida drasticamente” completa. Para Napier, a camelina transgênica é uma alternativa para, ao mesmo tempo, aumentar o teor nutricional dos peixes de cativeiro e garantir sustentabilidade ao processo.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.