CI

DuPont: tratamento de sementes Dermacor® obtém registro definitivo nas culturas de soja e milho

Produto atua no controle de pragas foliares e de solo


Paulínia (SP) – A DuPont Brasil Proteção de Cultivos recebeu esta semana o registro definitivo do inseticida Dermacor® para controle de pragas foliares e de solo nas culturas de soja e milho. Lançada em 2014, essa tecnologia de ponta já foi utilizada com sucesso na última safra, no controle emergencial da lagarta Helicoverpa spp em soja e algodão. Trata-se do primeiro inseticida para tratamento de sementes pertencente à revolucionária classe química Diamidas Antranílicas.
 
De acordo com o engenheiro agrônomo Érico Cardoso, gerente de marketing de Tratamento de Sementes da DuPont para a cultura da soja, Dermacor® passa a ser recomendado agora no manejo preventivo das pragas de solo Elasmo e Coró, bem como das lagartas foliares iniciais Helicoverpa armigera, Spodoptera frugiperda e Anticarsia gemmatalis.
 
Nas sementes de milho, acrescenta o executivo, o inseticida da DuPont obteve registro para controlar preventivamente a praga foliar lagarta do cartucho (Spodoptera frugiperda) e as pragas de solo denominadas coró Phyllophaga cuyabana e Coró Lyogenes fusca. 
 
Segundo Cardoso, o tratamento de sementes Dermacor® também proporciona resultados consistentes quando aplicado no controle das pragas foliares e de solo nos grãos transgênicos da soja Bt e do milho Bt.
 
“Nestes casos, o manejo contempla a sinergia entre as tecnologias da semente e do agroquímico, visando a proteção da planta já no início do ciclo da cultura”, esclarece o gerente da DuPont. “A semente representa o maior investimento do agricultor na safra, daí a importância da estratégia usada em seu tratamento para a rentabilidade da lavoura”, enfatiza ele.
 
Estudos de campo realizados pela DuPont, anteriormente à obtenção do registro oficial de Dermacor®, demonstraram que tanto nas lavouras convencionais como transgênicas a aplicação do novo produto resultou em ganhos representativos em eficiência e na produtividade de soja e milho.
 
Cardoso acrescenta que outro benefício importante associado a Dermacor® é o rápido estabelecimento da cultura tratada. “A planta cresce com mais vigor e mais tolerante a intempéries, pois a semente atinge o máximo de sua expressão genética”, explica o executivo.
 
De acordo com a DuPont, o tratamento de sementes Dermacor® é aplicado em baixas doses, apresenta efeito residual prolongado e alta seletividade aos amigos naturais das pragas. Aplicado em alternância a outros inseticidas, reforça a companhia, o produto desempenha papel importante no manejo de resistência de pragas aos ingredientes ativos de agroquímicos comercializados no Brasil.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.