CI

Embrapa e CTPA lançam 5 cultivares de soja Bt com Intacta RR2 PRO™

Desenvolvidas especialmente para adaptação à região Central do Brasil



A Embrapa e o Centro Tecnológico para Pesquisas Agropecuárias (CTPA) lançaram cinco cultivares de soja contendo a tecnologia Intacta RR2 PRO™: BRS 6970IPRO, BRS 7170IPRO, BRS 7270IPRO, BRS 7470IPRO, BRS 7570IPRO. As sementes foram desenvolvidas especialmente para adaptação à região Central do Brasil.


As novas cultivares possuem resistência ao herbicida glifosato, para manejo de plantas daninhas. Contam também com a toxina Bacillus thuringiensis (Bt), que auxilia no controle de algumas espécies de lagartas.

Para o pesquisador Roberto Kazuhiko Zito, da Embrapa Soja (Londrina, PR) “As cultivares darão grande contribuição para as regiões recomendadas, principalmente pelo excelente potencial produtivo, estabilidade e sanidade. Entregamos à sociedade variedades altamente competitivas", diz.

Segundo o gerente da Embrapa Produtos e Mercado Alessandro Cruvinel, além das características de estabilidade e sanidade, as cinco cultivares Intacta RR2 PRO™ apresentaram nesta safra performance superior à dos materiais no mercado, com várias áreas produzindo acima de 75 sacas por hectare.

André Schwening, diretor-executivo da Cereal Ouro, empresa que plantou a BRS 7270IPRO e a BRS 7570IPRO, aprovou o rendimento das novas cultivares na safra 2014/2015. "Elas se comparam aos melhores materiais que já utilizamos da mesma tecnologia. Mesmo com o atraso no plantio e a forte seca em janeiro, estamos bastante satisfeitos com os resultados. Na primeira colheita conseguimos 64,8 sacas por hectare numa área de 112 hectares com a BRS 7270IPRO, e de 66,3 sacas por hectare da BRS 7570IPRO numa área de 42 hectares".


O CTPA informou que um dos produtores cotistas da empresa, que plantou a BRS 7270IPRO, atingiu 55 sacas por hectare, contra 52 sacas por hectare da cultivar de maior rendimento de outra empresa, no mesmo talhão, enfrentando a mesma condição atípica de seca em Goiás.

Para o gerente de pesquisa e produção do CTPA, José Nunes, o diferencial dos lançamentos é a alta produtividade, a estabilidade na produção, a resistência a doenças como o nematoide e o ciclo de desenvolvimento que favorece a safrinha de milho. As novas cultivares foram entregues a 15 produtores na região Central do Brasil durante a safra 2014/2015. As sementes estarão disponíveis nos próximos meses para plantio na próxima safra.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.