CI

Estamos em recessão técnica, aponta especialista

Avaliação do economista Eduardo Gianetti



Na avaliação do economista Eduardo Gianetti, o Brasil já está em recessão técnica – reflexo de dois trimestres seguidos de PIB negativo. “Este ano, o crescimento econômico vai ficar em torno de 0,3%, praticamente uma economia parada”, apontou o especialista durante o MS Agro 2014, seminário realizado pelo Sistema Famasul (Federação da Agricultura e Pecuária de MS). 


Para Gianetti, o atual patamar se deve a três fatores: baixo crescimento da economia, inflação e problemas no comércio exterior. Em relação ao primeiro tópico, o palestrante destacou que se entre 2003 a 2010 o país crescia na casa dos 4%, nos últimos quatro anos a média anual fica em 1,6% ao ano, nível muito baixo. "Para se ter uma perspectiva histórica, se pegarmos toda a ‘era republicana’, desde 1889, apenas dois governos tiveram crescimento anual médio inferior a esse: o de Floriano Peixoto e de Fernando Collor. A comparação não é fácil", explicou.

Para o economista, o agronegócio vem sustentando a economia brasileira, e é um dos que menos depende de ‘favorecimentos’ do Governo. "Mas se o País  tivesse estrutura suficiente, o setor poderia estar muito mais à frente do que está", complementou.

Outro ponto negativo da conjuntura brasileira citado pelo economista foi a inflação pressionada, que oscila muito próximo ao teto estabelecido pelo Governo e é fruto de inadequadas medidas políticas. "O Governo passou a usar controle de preços administrados para segurar artificialmente a inflação no curto prazo (...) assim como o câmbio tem sido represado", enfatiza.


"O termo que melhor designa o atual momento é reversão de expectativa. Há algum tempo, o Brasil despontava para si mesmo e para o mundo como um país de excepcional desempenho (...), com crescimento acima de 4% entre 2008 e 2010, considerado razoável", destacou o Gianetti.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.