CI

Fungicida específico controla Rhizoctoniose

“Age por translocação lenta, com propriedades preventiva e curativa”


“O ataque começa por meio do solo w pode afetar o estande e a uniformidade do plantio" “O ataque começa por meio do solo w pode afetar o estande e a uniformidade do plantio" - Foto: Agrolink

A Sipcam Nichino Brasil, líder em agroquímicos, lançou o fungicida Pulso 240 SC para combater a Rhizoctoniose (mancha-asfalto) causada pelo fungo Rhizoctonia solani em batata. O produto, sistêmico e do grupo das carboxanilidas, é crucial para prevenir perdas de safra, conforme explicado pelo engenheiro agrônomo Marcelo Palazim.

“Age por translocação lenta, com propriedades preventiva e curativa”, ele explica. A solução, segundo a Sipcam Nichino, está registrada também nos cultivos de café, crisântemo e gramados. Na batata, explica Palazim, Pulsor® 240 SC deve ser aplicado no sulco do plantio. “Específico ao controle da Rhizoctoniose, o fungicida atua nas diversas fases do fungo Rhizoctonia solani.”

Palazim destaca que o fungicida Pulsor 240 SC é eficaz no manejo da doença ao longo da maior parte do ciclo da batata, com efeito residual prolongado e ação preventiva. Ele ressalta sua relação custo-benefício favorável e segurança contra os danos da mancha-asfalto. A doença é mais comum em solos frios, principalmente em regiões mineiras, paulistas e paranaenses, afetando o estande, a uniformidade do plantio e a produtividade, além de propiciar o surgimento de outras doenças como podridão das raízes, cancros e tombamentos.

“O ataque começa por meio do solo, pode afetar o estande e a uniformidade do plantio, a produtividade e podem surgir também outras doenças como a podridão das raízes, cancros e tombamentos”, exemplifica Palazim. “Uma vez aplicado preventivamente, conforme recomendações da companhia, Pulsor 240 SC cria uma camada de proteção no solo, protegendo o tubérculo até a colheita. Também é absorvido pela planta, proporcionando proteção para brotos e hastes”, ele finaliza.
 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.