CI

Pulverização sustentável reduz custos?

A tecnologia oferece uma solução eficiente e acessível para desafios complexos na agricultura


A tecnologia oferece uma solução eficiente e acessível A tecnologia oferece uma solução eficiente e acessível - Foto: Divulgação

O agronegócio, representando 24,8% do PIB em 2022, é crucial para a sustentabilidade no Brasil. Segundo a McKinsey, o país lidera em práticas sustentáveis na agricultura, mas os agricultores buscam equilibrar a sustentabilidade com a rentabilidade das culturas. As pragas representam uma ameaça às plantações, exigindo cuidados constantes. O Brasil utiliza mais de 550 mil toneladas de defensivos, resultando em um investimento de US$ 8,8 bilhões em um ano, reduzindo o lucro do setor agrícola em mais de 20%, destacando a necessidade de equilíbrio entre proteção e sustentabilidade financeira.

A tecnologia oferece uma solução eficiente e acessível para desafios complexos na agricultura. A pulverização seletiva, exemplificada pelo sistema WeedSeeker 2 da Trimble, utiliza óptica avançada e processamento potente para detectar e aplicar defensivos apenas nas áreas infestadas. 

Isso não apenas aborda preocupações ambientais e preserva o solo para futuras culturas, mas também reduz significativamente os custos, sendo proporcional à infestação. Em casos, como uma área com 40% de infestação, a economia de produto defensivo pode chegar a 60%. Essa tecnologia permite identificar e controlar plantas daninhas mesmo após o surgimento da cultura, garantindo uma proteção eficaz para toda a lavoura.

"O WeedSeeker 2 tem uma tecnologia exclusiva no mercado, que além de realizar a aplicação de dessecação, também é capaz de eliminar ervas daninhas com a cultura já emergida . Esses e outros fatores permitem que o produtor tenha um retorno alto de investimento, pois possibilita a economia de defensivos sobre a área infestada. Sob o olhar da sustentabilidade, os resultados do WeedSeeker 2 atualmente apoiam as empresas de agricultura a conseguir certificações ambientais, por justamente preservar o meio ambiente”, comenta José Carlos Bueno, Diretor Comercial LATAM da Trimble.
 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.